Vamos

“Sempre no Ar! – Exposição do Arquivo da RUC patente no Convento São Francisco

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 29-09-2022

A “Sempre no Ar! – Exposição do Arquivo da Rádio Universidade de Coimbra” será inaugurada na próxima sexta-feira, dia 30 de setembro, no Convento São Francisco, onde está patente até 15 de janeiro.

PUBLICIDADE

Ao longo destes quase quatro meses de exposição, o Convento acolhe visitas de segunda a quarta, entre as 15:00 e as 20:00 (sendo a última entrada possível às 19:30). Concertos, Sessões de Escuta Assistida, filmes e workshops são algumas das atividades pensadas para esta exposição, a qual é de entrada gratuita e sem limitação etária. O evento e as atividades inerentes contam com apoio da Câmara Municipal de Coimbra.

Segundo a organização, os materiais exibidos nesta exposição “resultam dos tempos e das gentes que compõem a história da Rádio Universidade de Coimbra (RUC). Do Centro Experimental de Rádio à RUC, das cantinas da universidade à emissão regular na última frequência dos 100 MHz, da década de 80 até aos dias de hoje e de Coimbra para o Mundo”.

PUBLICIDADE

A RUC acrescenta que”os trilhos dessa história são traçados por inúmeros locutores/as, redatores/as, técnicos/as, relatadores/as e ouvintes. É esta massa Ru(iana que se encontra, agora, em exposição, através de objetos sonoros, audiovisuais e materiais, que narram partes dispersas da história de muitas gerações, unidas pelos ouvintes. Uma rádio com início na caixa mágica onde a luz de comando está sempre no sinal “NO AR” e com continuidade em que a ouve”.

Esta é uma exposição que contempla objetos materiais, sonoros e audiovisuais que mostram partes dispersas da história e da atividade da Rádio.

PUBLICIDADE

publicidade

“Sempre no Ar” contempla a presença de equipamento técnico, de média e pequena dimensão, demonstrativo da história das tecnologias de radiodifusão; material de comunicação gráfica, como cartazes e outros formatos impressos; elementos sonoros para audição individual; composição multimédia para exibição cíclica, na qual se misturam registos audiovisuais.

No dia 30 de setembro decorrerá uma visita guiada, bem como uma conferência de imprensa com vista à apresentação da Grelha Regular 2022/2023. Ambas as atividades decorrem na parte da manhã. Entre as 18:00 e as 20:00, um DJ Set de João de Almeida no Café-Concerto, que conta com transmissão em direto.

A atender à preocupação multidisciplinar e desta exposição, são várias as atividades preparadas para conciliar a escuta e a visualização, numa apologia ao treino do ouvido e do olhar. Exemplo são as três sessões de Escuta Assistida, as quais se desenvolvem entre as 18:00 e as 20:00 e contam com transmissão em direto. A primeira destas sessões acontece já no próximo sábado, 22 de outubro, entre as 18:00 e as 20:00, conduzida por João Gaspar e Filipe Cravo. As sessões regressam a 12 de novembro, com Catarina Ribeiro e Mariana Roque; e ainda a 26 de Novembro, com Carloz Braz e Rui Oliveira.

Paralelamente às sessões de Escuta Assistida, a exposição inclui na programação um momento de Filme e Conversa. Este dá-se a 29 de outubro, Sábado, e visa a exibição do filme “Um Quarto no Éter”, seguida de uma conversa com a realizadora Rita Alcaire, Alexandre

Segundo a RUC, “o momento apogeu e mais aguardado da programação dá-se a 23 de novembro, às 19:00.  Este é o dia em que a Sala Conventual do Convento São Francisco acolhe a performance Echos From a Liquid Memory de Carincur, o qual está inserido no ciclo Orphika”.

Carincur é uma artista transdisciplinar residente em Almada. Das Artes Visuais à Música, passando pelo Teatro, tem desenvolvido trabalho na área da criação, produção e gestão de eventos culturais, Direção Artística e Curadoria. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE