Primeira Página

Semana Cultural da Universidade de Coimbra arranca em março

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 meses atrás em 23-02-2024

Cerca de seis dezenas de iniciativas compõem a programação da 26.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra (UC), que pretende dar destaque à voz e transformar a cidade num verdadeiro palco, anunciou hoje o estabelecimento de ensino superior.

PUBLICIDADE

“Este ano a programação é ainda mais robusta. Normalmente não aceitaríamos tantas iniciativas, porque o espaço de tempo é relativamente curto, mas o facto de o tema deste ano ser a voz e cruzar-se com a celebração dos 50 anos do 25 de Abril, estimulou um conjunto de iniciativas mais amplas”, destacou o vice-reitor da UC para a Cultura, Comunicação e Ciência Aberta, Delfim Leão.

A Semana Cultural da UC, que conta com o patrocínio do Santander Universidades, vai decorrer de 01 a 15 de março.

PUBLICIDADE

Durante a apresentação do programa, que decorreu ao início da tarde de hoje no Departamento de Matemática, Delfim Leão revelou que a programação conta com 41 iniciativas com uma vertente mais artística e performativa.

Ao longo de 15 dias irão decorrer 13 concertos de música, 11 exposições, três espetáculos de teatro, quatro performances, quatro eventos disciplinares, dois na área do cinema, um na dança, para além de duas atividades para crianças e dois eventos multimédia.

PUBLICIDADE

publicidade

“A Semana Cultural procura ser uma montra das várias frentes de atuação da própria UC, mas há também uma abertura muito grande aos grupos da cidade e da região e até de fora”, referiu.

Compõem ainda a programação 17 eventos convergentes, um número maior do que vem sendo habitual em anos anteriores.

“Vão procurar expandir a reflexão à volta do programa artístico, amplificar a reflexão e a estabelecer um diálogo maior com o público”, acrescentou.

Ao longo da sua intervenção, o vice-reitor destacou o concerto agendado para o dia 03 de março, no Teatro Académico Gil Vicente (TAGV) e que vai juntar 10 coros da cidade para dar voz a Abril, bem como o espetáculo “O Estrangeiro de Albert Camus”, que sobe ao palco do TAGV, pela mão da Companhia Teatro de Braga.

Destaque também para a exposição “50 anos de Ciência no Feminino: A Voz das mulheres na UC” e para o espetáculo musical “Notas do Passado, Ritmos do Presente: Jazz & Folclore Português”, agendado para 14 de março.

A programação contempla um evento multidisciplinar do Teatro da Cerca de São Bernardo, intitulado “a Voz no Silêncio”, que na tarde de 09 de março irá dar a conhecer a luta das pessoas surdas.

O edifício da Associação Académica de Coimbra irá acolher a exposição “Dar Voz aos Teus Pensamentos”, mostrando que o ser humano pode esconder pensamentos negativos atrás de um sorriso.

Já o Exploratório – Centro de Ciência Viva da UC recebe a instalação artística “50 Anos a Viajar pela Voz das Crianças”, no âmbito da celebração dos 50 anos dos Serviços de Apoio à Infância dos SASUC.

“As iniciativas irão decorrer em vários locais. Embora intensamente conotadas com a vida da UC, toda a cidade é entendida como um palco, abrindo portas ao desejo de promover a permeabilidade entre a universidade e a cidade”, concluiu Delfim Leão.

A maioria das iniciativas é de acesso livre.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE