Coimbra

Sem planos para o fim-de semana? Coimbra tem várias sugestões imperdíveis e gratuitas

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 04-11-2022

Se ainda não pensou no que vai fazer no fim-de-semana chegou o momento de o fazer. Se o seu destino for Coimbra há várias iniciativas, imperdíveis e gratuitas, para desfrutar em família ou com amigos.

PUBLICIDADE

“Castanha e Companhia” é um dos eventos que convida a visitar a Baixa, não só nos próximos dois dias mas até 12 de novembro. São 36 os estabelecimentos que aderem a esta iniciativa promovida pela Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) e que convidam a “degustar e comprar no comércio local”. Castanhas assadas, ementas especiais nos restaurantes aderentes e descontos em roupas e acessórios são algumas das atrações desta iniciativa que vai da Alta à Baixinha da cidade.

Também na Baixa, no Terreiro da Erva, vai realizar-se no sábado, entre as 10h00 e as 18h00, uma Feira de Outono. Organizada por comerciantes e instituições da zona envolvente do Terreiro da Erva, em parceria com a União das Freguesias de Coimbra, vai contar com a presença de cerca de 20 barraquinhas, onde os expositores vão mostrar os seus produtos e onde vão reunir alguns petiscos. Não falta também a animação infantil e musical, neste caso assegurada pelo Grupo Amigos da Paródia (10h00), Grupo Giroflé (11h30) e Tuna Quantunna (14h30).

PUBLICIDADE

No Mercado Municipal D. Pedro V, na Praça da Restauração, há atividades para as crianças no sábado, a partir das 11h00. À noite, a partir das 20h30, há música ao vivo, com Jorge Baptista e João Nuno Teixeira.

No mesmo dia, na música, destaque também para o concerto de António Alves (Orquestra de Sopros de Coimbra), às 17h00, na Biblioteca Municipal, que celebra assim o Dia do Saxofonista.

PUBLICIDADE

publicidade

No domingo, às 16h00, o Convento São Francisco recebe o espetáculo “Não”, de Giacomo Scalisi. Haverá também sessões na segunda-feira, às 10h00 e às 14h30, destinadas a escolas e instituições.

Novembro é o mês da Rede Social de Coimbra e, por isso, os claustros do Convento São Francisco acolhem, sábado e domingo, entre as 9h30 e as 18h00, a exposição “Convenção sobre os Direitos da Criança”, promovida pelo Departamento de Desenvolvimento Social, Saúde e Ambiente da Câmara Municipal e a Rede Social de Coimbra.

Se gosta de exposições, tem ainda muitas outras ofertas. Na Baixa, na Torre de Almedina – Núcleo da Cidade Muralhada encontra-se a mostra “Coimbra, 1395”; no Edifício da Inquisição “Judeus de Coimbra”; na Sala da Cidade “Os Insubmissos” (Prémio Estação Imagem); no Centro de Arte Contemporânea “Que te seja leve o peso das estrelas”; no Edifício do Chiado a Coleção Telo de Morais e “O Inverno Vermelho de Bucha” (Prémio Estação Imagem); e na Torre de Anto a exposição permanente do Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra.

Na Casa Municipal da Cultura está patente uma mostra de capas de vinil “The Rolling Stones” e as exposições “Cerco a Mariupol e “O último reduto” (Prémio Estação Imagem). Já no Museu Nacional Machado de Castro está patente a exposição “Revelações” (O Mundo do Vinho); no Café Teatro Académico Gil Vicente “Êxodo” (Prémio Estação Imagem); e no Convento São Francisco, com “Sempre no ar! – Arquivo da Rádio Universidade de Coimbra”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE