Desporto

Seleção portuguesa de sub-17 vence Ucrânia e garante ‘passaporte’ para o Europeu

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 28-03-2014

A seleção portuguesa de futebol sub-17 garantiu hoje o apuramento para a fase final do Campeonato da Europa, ao vencer a Ucrânia por 3-0, no Luso (Mealhada), em jogo da Ronda de Elite.

PUBLICIDADE

Com este resultado, Portugal somou a segunda vitória em outros tantos jogos no grupo 7 de qualificação e passou a somar seis pontos, contra três da Ucrânia e um da Islândia e da Letónia, que empataram hoje a zero, não precisando do resultado da última jornada com a Islândia.

No Centro de Estágios do Luso, a equipa das “quinas” marcou por Alexandre Silva (39), Aurélio Buta (57) e Rúben Neves (76).

PUBLICIDADE

O primeiro golo da seleção nacional foi apontado a um minuto do intervalo, por Alexandre Silva, que isolado a passe de Diogo Gonçalves não teve dificuldades em atirar fora do alcance do guarda-redes adversário.

Para trás ficaram várias oportunidades da equipa orientada por Emílio Peixe, que logo aos 11 minutos viu um defesa ucraniano salvar de cabeça, em cima da linha de golo, um remate de Diogo Gonçalves.

PUBLICIDADE

publicidade

Aos 28 minutos, foi o guarda-redes da Ucrânia a defender um remate de Diogo Gonçalves, após uma excelente jogada em que participaram Renato Sanches e Alexandre Silva.

Na segunda parte, a seleção de leste esteve perto do empate por três vezes, aos 45, 53 e 54 minutos. Nas duas primeiras situações o guarda-redes português defendeu para canto e na terceira Roman Lebed chegou ligeiramente atrasado para encostar para a baliza nacional.

Aproveitando o maior adiantamento da formação ucraniana, Portugal chegou ao segundo golo aos 56 minutos por Aurélio Buta, entrado quatro minutos antes, num remate cruzado, depois de um passe rasgado de Diogo Gonçalves.

A Ucrânia ainda poderia ter reduzido aos 62 minutos, mas Roman Lebed dentro da área atirou ao lado.

O terceiro golo português surgiu aos 76 minutos, num grande remate dentro da área do capitão Rúben Neves, após alguma confusão na pequena área.

A “equipa das quinas” encerra na segunda-feira a fase de qualificação para o Campeonato da Europa com a Islândia, às 16:00, no Estágio Sérgio Conceição.

A fase final do Europeu, o último que se disputa apenas com oito equipas, disputa-se de 09 a 21 de maio, em Malta.

Jogo no Centro de Estágios do Luso, na Mealhada.

Portugal – Ucrânia, 3-0.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, Alexandre Silva, 39 minutos.

2-0, Aurélio Buta, 57.

3-0, Rúben Neves, 76.

Equipas:

– Portugal: Pedro Silva, Hugo Santos, Rúben Dias, Francisco Ferreira, Yuri Ribeiro, Rúben Neves, Diogo Gonçalves, Gonçalo Rodrigues (Pedro Rodrigues, 66), Luís Mata (Aurélio Buta, 52), Renato Sanches e Alexandre Silva (João Carvalho, 79).

(Suplentes: Fábio Duarte, Pedro Rodrigues, Pedro Amaral, João Carvalho, Diogo Izata, Hugo Neto e Aurélio Buta).

Treinador: Emílio Peixe.

– Ucrânia: Dmyrto Fastov, Vasyl Kravets, Sergiy Chobotenko, Dmytro Shevchenko, Volodymyr Grachov (Dmytro Sautin, 59), Oleksiy Hutsulyak, Roman Lebed, Vitaliy Burko, Oleksandr Tymchyk, Oleksandr Pikhalonok (Artur Avagimian, 51) e Rostyslav Taranukha (Olexiy Shcebetun, 37).

(Suplentes: Oleh Stetskiv, Oleksiy Zinkevych, Olexiy Shcebetun, Artur Avagimian, Oleh Stetskiv, Dmytro Sautin e Yaroslav Fursov).

Treinador: Oleg Kuznetsov.

Árbitro: Reinshreiber Roi (Israel).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Rúben Dias (24) e Oleksandr Tymchyk (32).

Assistência: Cerca de 400 espetadores.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE