Universidade

“Sejam ambiciosos nos vossos projetos” avança a professora catedrática na sua última lição (com vídeos)

Bruna Correia | 2 anos atrás em 07-10-2022

Maria Manuel Leitão Marques terminou a sua carreira como professora catedrática da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Foi docente desta faculdade desde fevereiro de 2003 e a jubilação foi assinalada dia 7 de outubro, onde vários amigos e familiares marcaram presença. 

PUBLICIDADE

“Sinto uma enorme felicidade porque fui muito feliz nesta casa, aprendi muito e, sobretudo, fiz muitos amigos, entre estudantes, funcionários e, naturalmente, os docentes e investigadores desta faculdade e do Centro de Estudos Sociais”, partilhou Maria Manuel Leitão Marques, atualmente deputada do Parlamento Europeu (2019-2024) e vice-presidente da Comissão do Mercado Interno e da Proteção dos Consumidores e membro da Comissão dos Assuntos Jurídicos. 

Questionada pelo NDC sobre o melhor conselho a deixar, destacou uma lição: “Sejam ambiciosos nos vossos projetos, criativos e resistentes às dificuldades porque no final vale a pena ser assim e só assim consegue-se ser relevante perante a sociedade”, sublinhou.

PUBLICIDADE

A sessão terminou com um debate sobre “Transição Digital, Cidadania e Políticas Públicas”, entre Mário Campolargo, Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, e Maria Manuel Leitão Marques. O debate foi moderado pelo jornalista Diogo Queiroz de Andrade e a sessão encerrada pelo Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.

Maria Manuel Leitão Marques nasceu em Moçambique, na cidade de Quelimane, a 23 de agosto de 1952. Em 1960 veio para Portugal e, desde aí, desempenhou vários cargos públicos de prestígio. Completou a licenciatura em Direito, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, fundou o Centro de Estudos Sociais, do qual se tornou investigadora e doutorou-se em Economia. Na FEUC, fez parte do conselho diretivo entre 1976 e 1977, presidiu à Assembleia de Representantes entre 1992 e 1995 e ao Conselho Científico entre 1996 e 1998. Foi por diversas vezes membro do Senado da Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

É detentora de uma carreira reconhecida internacionalmente. De 2005 até 2007, presidiu à Unidade de Coordenação da Modernização Administrativa, tornando-se Secretária de Estado da Modernização Administrativa, nos XVII e XVIII Governos Constitucionais (2007-2011). Foi eleita deputada pelo distrito de Viseu nas eleições legislativas de 2015. Entre 2015 e 2019, desempenhou o cargo de Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa do XXI Governo Constitucional. O seu percurso académico e científico e a sua dedicação à causa pública valeram-lhe também duas distinções: em 1997 recebeu o prémio Gulbenkian das Ciências Sociais e Humanas e em 2000 foi agraciada com a Ordem da Instrução Pública, condecoração que lhe foi atribuída pelo Presidente da República, Jorge Sampaio.

Veja os vídeos do NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE