Região

Seia vai plantar 22 mil árvores na Mata do Desterro

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 11-11-2022

No âmbito do protocolo celebrado com a Springfield e a Anefa – Associação nacional de Empresas Florestais, que resulta na oferta de 22 mil árvores, o Município de Seia vai realizar, no dia 27 de novembro, uma ação de reflorestação em área protegida, na Mata do Desterro.

PUBLICIDADE

A ação de reflorestação vem no seguimento do projeto de recuperação florestal de área ardida, iniciado em 2020, e incidirá numa área de cerca de 20 hectares.

Neste dia serão efetuadas ações de retancha de plantas autóctones, nas áreas intervencionadas no ano passado (abrangendo perto de 8 hectares) em continuidade ao trabalho de controlo de vegetação espontânea, e o plantio de árvores em 12 hectares.

PUBLICIDADE

No total serão plantadas 22 mil árvores, entre amieiros, carvalhos, medronheiros, salgueiros e sobreiros.

A Mata do Desterro é propriedade da EDP, gerida pela Câmara Municipal de Seia desde 2007, através do regime de comodato, tendo em vista o aproveitamento dos recursos existentes no local para o desenvolvimento de atividades de investigação, educação ambiental, turismo e lazer. Trata-se de uma área com cerca de 136 hectares, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, ocupada essencialmente com pinheiros bravos.

PUBLICIDADE

publicidade

À semelhança de outras iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas neste âmbito, a ação está aberta à participação de todos os que pretendam colaborar, numa ação de voluntariado.

A organização aconselha o uso de botas, agasalho, impermeável, luvas de trabalho, bem como um pequeno lanche e água. A participação na reflorestação inclui seguro, sendo o transporte da responsabilidade dos participantes. Os interessados em participar podem inscrever-se na página de internet do Município (https://cm-seia.pt).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE