Coimbra

Seia: The Gift, Jimmy P & Piruka, Carolina Deslandes e Resistência animam Festas do Concelho

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 05-08-2019

Seia está em festa entre 15 e 18 de agosto. The Gift, Jimmy P & Piruka, Carolina Deslandes e Resistência são os principais atrativos do vasto programa musical que dá vida ao centro histórico da sede do concelho, na área envolvente à Praça do Município.

PUBLICIDADE

Durante quatro dias, as Festas do Concelho de Seia reúnem os ingredientes necessários para propiciar momentos de convívio entre os senenses. Da gastronomia à música, a 6ª edição das Festas mobilizam associações, empresários e a população em geral.

Com abertura agendada para o dia da Padroeira da Cidade, a 15 de agosto, e cumprindo uma vez mais a tradição, as Festas do Concelho voltam a incluir no seu programa uma das maiores expressões da celebração religiosa senense, a Festa da Nossa Senhora da Assunção. Organizada pela Comissão de Festas, as comemorações têm início às 9h, com a arruada da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Seia, seguindo-se o desfile da Banda Filarmónica de Loriga pelas ruas da cidade e a procissão de receção dos andores das povoações anexas. A encerrar a manhã, decorre a Eucaristia cantada pela Banda de Loriga, associação que também protagonizará um concerto, já durante a tarde, junto ao Mercado Municipal. O programa da tarde contempla igualmente, às 18h00, uma Missa Solene cantada pelo Coro de Nossa Senhora da Assunção, a que se seguirá a procissão em honra da padroeira, que encerra as festividades de cariz religioso.

PUBLICIDADE

Entretanto, na praça do Município, o Grupo de Concertinistas da Folgosa da Madalena tem as honras de abertura do programa das Festas do Concelho, momento agendado para as 18h00, a que se seguirá o Grupo de Cantares Casa Velha (de Santiago). A noite (21h) inicia com um registo acústico, com os “The Undercovers” no palco 2. Uma hora e meia depois sobem ao palco principal os “The Gift”, uma das bandas pop portuguesas mais bem-sucedidas. À meia-noite, a diversão continua ao som de clássicos na onda do Hip Hop, R’B, Reggae, Ragga, DanceHall, House, com a dupla feminina “The Masters Sisters”.

A sexta-feira, dia 16, também promete muita animação, com o Grupo de Cantares Recordações de Tourais a iniciar, às 18h30, as festividades. Mais tarde, às 21h, o banda egitaniense “100 Ensaios” apresenta grandes temas de rock nacional e internacional no palco 2. Mais tarde (22h30), o palco será de rap em dose dupla, com Jimmy P & Piruka na praça principal, um concerto jovem, animado pelos ritmos e batidas de dois conceituados nomes do hip-hop em Portugal. Posteriormente, os djs Los Bandidos garantem diversão pela noite dentro.

PUBLICIDADE

publicidade

A animação, no sábado, prossegue com o Grupo de Cantares Gerações de Carragozela, às 18h, e ao ritmo dos grupos de bombos participantes no IV Encontro de Grupos de Bombos “Aikdoy”, que a partir das 18h30 invadem o recinto. Às 21h, no palco secundário, o projeto musical “Músicas da Nossa Vida” apresenta alguns do temas marcantes que participaram no Festival da Canção Portuguesa. Às 22h30 chega o grande momento, com Carolina Deslandes, uma das maiores artistas da atual geração de cantores e compositores portugueses, a subir ao palco principal. A animação promete pela noite dentro, com os Djs Peter Sky & Gyl.

No último dia do certame, a Tuna de Figueiredo abre o programa de animação, às 18h30. O domingo reserva ainda, às 21h, momentos musicais com o projeto de covers do concelho “Ningue Ningue”, no palco 2, mas o momento alto da noite chega mais tarde (22h30), no palco principal, com o concerto dos Resistência, um marco intemporal da música portuguesa. As Festas do Concelho encerram ao som dos anos 80, com o Dj Lopez.

Mas, como nem só de concertos vivem as Festas do Concelho de Seia, a aposta passa também pela, gastronomia, com as tradicionais tasquinhas de ‘comes e bebes’, vários espaços expositivos para empresas de diferentes ramos de atividade, numa mostra de serviços e produtos, artesanato e animação de rua.

A este respeito, de destacar a exposição “Casa” que uma vez mais ocupa as Galerias da Casa Municipal da Cultura. A exposição apresenta várias soluções de decoração de espaços de uma habitação, desde mobiliário e louças, a objetos de decoração e arranjos exteriores, sendo protagonizada pelas empresas senenses: Floriestrela, HM Centro Optico, O Brasileiro, Matconstore, Movisei, Muito Menos, OCRAM Design’s, Ricardo Mota, Lda., Seiadecor e Utildecor.

As Festas do Concelho são promovidas pela Câmara Municipal de Seia, em parceria com a Associação de Artesãos da Serra da Estrela, a Associação Empresarial da Serra da Estrela e a União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE