Conecte-se connosco

Coimbra

Seia reforça pontos de recolha de óleo alimentar usado

Publicado

em

O concelho de Seia vai beneficiar de 41 oleões novos, no âmbito da estratégia concertada entre a Câmara Municipal de Seia e a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão para a deposição de resíduos de óleo alimentar e azeite domésticos.

A ampliação e renovação da rede de pontos de recolha de óleo alimentar no concelho de Seia iniciou-se ontem, com a colocação de 15 novos equipamentos nas localidades de Vide, Sandomil, Alvoco da Serra, Teixeira de Cima, Folhadosa, Valezim, Santiago, Sabugueiro, Santa Marinha, São Martinho, Vila Cova à Coelheira, Torroselo, Carragosela, Sazes da Beira e Lapa dos Dinheiros.

Os novos oleões apresentam-se como uma solução mais eficaz e sustentável para a eliminação dos óleos alimentares usados, muitas vezes descartados nas redes públicas de águas residuais e/ou depósito nos contentores de resíduos sólidos urbanos, provocando a poluição do solo e da água, a obstrução e entupimento dos coletores públicos, assim como problemas de funcionamento das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR’s)..

Estes equipamentos estão dotados de um sistema de sensorização Simple Smart (S+), que permite a contabilização de depósitos inseridos no oleão e a monitorização em tempo real da capacidade atingida.

Os sensores aplicados no oleão estão ligados em rede móvel, para monitorização, conceito IoT – Internet of Things (Internet das Coisas), que permite que o recipiente fique ligado a um sistema de “backoffice” para melhor gestão das rotas e recolhas em tempo real, entre outros.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link