Coimbra

Seia reforça pontos de recolha de óleo alimentar usado

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 13-03-2021

O concelho de Seia vai beneficiar de 41 oleões novos, no âmbito da estratégia concertada entre a Câmara Municipal de Seia e a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão para a deposição de resíduos de óleo alimentar e azeite domésticos.

PUBLICIDADE

A ampliação e renovação da rede de pontos de recolha de óleo alimentar no concelho de Seia iniciou-se ontem, com a colocação de 15 novos equipamentos nas localidades de Vide, Sandomil, Alvoco da Serra, Teixeira de Cima, Folhadosa, Valezim, Santiago, Sabugueiro, Santa Marinha, São Martinho, Vila Cova à Coelheira, Torroselo, Carragosela, Sazes da Beira e Lapa dos Dinheiros.

Os novos oleões apresentam-se como uma solução mais eficaz e sustentável para a eliminação dos óleos alimentares usados, muitas vezes descartados nas redes públicas de águas residuais e/ou depósito nos contentores de resíduos sólidos urbanos, provocando a poluição do solo e da água, a obstrução e entupimento dos coletores públicos, assim como problemas de funcionamento das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR’s)..

PUBLICIDADE

publicidade

Estes equipamentos estão dotados de um sistema de sensorização Simple Smart (S+), que permite a contabilização de depósitos inseridos no oleão e a monitorização em tempo real da capacidade atingida.

Os sensores aplicados no oleão estão ligados em rede móvel, para monitorização, conceito IoT – Internet of Things (Internet das Coisas), que permite que o recipiente fique ligado a um sistema de “backoffice” para melhor gestão das rotas e recolhas em tempo real, entre outros.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE