Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Seia recebe seminário nacional sobre Adaptação Local às Alterações Climáticas

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 24-10-2019

O município de Seia, no distrito da Guarda, vai receber, no dia 15 de novembro, o 3.º Seminário Nacional de Adaptação Local às Alterações Climáticas – adapt.local.19, que juntará especialistas e autarcas, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

O seminário é promovido pela Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas, da qual o município de Seia faz parte.

PUBLICIDADE

publicidade

A Câmara Municipal de Seia refere, em comunicado hoje enviado à agência Lusa, que “o debate em torno do desafio de adaptação às alterações climáticas vai decorrer no Centro de Interpretação da Serra da Estrela e é dirigido ao público em geral, mas em particular aos autarcas, técnicos, estudantes e investigadores”.

Segundo a fonte, “o programa junta especialistas, personalidades de reconhecido mérito e autarcas, na apresentação de experiências e partilha de soluções em torno da premente discussão no domínio das alterações climáticas”.

PUBLICIDADE

Além das apresentações, o seminário conta também com um conjunto de ‘workshops’ de capacitação técnica, com abordagens transversais a problemas climáticos recorrentes, como cheias e inundações, ondas de calor, a importância do planeamento territorial, contribuindo para a melhoria do conhecimento e a capacitação dos participantes.

Durante os trabalhos, haverá debates sobre experiências internacionais e temáticas como “O papel da sociedade civil na adaptação local às alterações climáticas” e “Novos desafios do desenvolvimento local e a adaptação às alterações climáticas”.

A participação no seminário é gratuita, mas carece de inscrição prévia.

A Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas – adapt.local local, criada em 09 de dezembro de 2016, que também envolve instituições de ensino superior, centros de investigação, organizações não-governamentais e empresas, tem a finalidade de dinamizar a adaptação local às alterações climáticas em Portugal.

A adapt.local foi criada pelos 30 municípios que dispunham de documentos de planeamento estratégico de adaptação às alterações climáticas, designadamente Almada, Amarante, Barreiro, Braga, Bragança, Cascais, Castelo Branco, Castelo de Vide, Coruche, Évora, Ferreira do Alentejo, Figueira da Foz, Funchal, Guimarães, Ílhavo, Leiria, Lisboa, Loulé, Mafra, Montalegre, Odemira, Porto, São João da Pesqueira, Seia, Sintra, Tomar, Tondela, Torres Vedras, Viana do Castelo e Vila Franca do Campo.

A rede assume como missão “desenvolver em Portugal um processo contínuo de elaboração de Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas, aumentando a capacidade dos municípios portugueses e de outras entidades, públicas ou privadas, em incorporar a adaptação às alterações climáticas nas suas políticas de atuação, nos seus instrumentos de planeamento e nas suas intervenções”, é referido.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com