Região

Seia quer mais meios da Proteção Civil

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 08-12-2021

O Presidente da Câmara Municipal de Seia, Luciano Ribeiro, reiterou, esta segunda-feira (6 de dezembro), ao Governo, a disponibilidade da autarquia para continuar a colaborar com a Autoridade Nacional de Emergência de Proteção Civil (ANEPC) no âmbito do dispositivo nacional de combate a incêndios, entre outros. 8

PUBLICIDADE

As declarações foram proferidas durante a receção à Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, que se deslocou a Seia a convite do autarca, depois de presidir, no alto da Torre, à cerimónia de ativação do dispositivo conjunto de proteção e socorro na Serra da Estrela (PONSE).

Durante a reunião de trabalho, ocorrida nos Paços do Concelho, Luciano Ribeiro referiu “fazer todo o sentido, porque os recursos não abundam, que o Estado continue a potenciar a utilização dos equipamentos existentes em Seia, nomeadamente a sua infraestrutura aeronáutica”.

PUBLICIDADE

O edil relembrou que se “encontram repostas as condições de segurança da pista e que o que importa é estamos focados no futuro, relembrando que os investimentos que ali têm vindo a ser desenvolvidos de forma continuada e a sua localização estratégica, aliada a outros fatores, justificam que o Estado valorize o papel de Seia no momento da afetação dos vários recursos.

Por isso, revelou, numa altura em que a autoridade de proteção civil se prepara para alterar toda a componente aérea, que Seia irá posicionar-se para acolher uma parelha de bombardeiros médios (mais adequados para operar neste território) e um helicóptero permanente, que o distrito da Guarda não tem.

PUBLICIDADE

Se essa janela de oportunidade se abrir a autarquia pondera avançar com a construção de um novo Heliporto, iniciando também a partir de hoje todas as diligências necessárias junto da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) no sentido avançar com o processo de certificação da pista do aeródromo da Serra da Estrela.

O Presidente do Município reconhece que a localização estratégica do equipamento, por si só, não chega, mas condiciona a realização de novos investimentos naquela infraestrutura à garantia do Estado ali alocar mais meios, recursos humanos, serviços e outras valências no quadro da proteção civil.

A Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, referenciou Seia pela positiva e deixou o compromisso de ampliar a plataforma de cooperação com a autarquia.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE