Coimbra

Seia promove Semana da Criança e do Brincar

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 13-05-2019

A importância do brincar e da atividade lúdica no bem-estar e desenvolvimento psicossocial da criança motivam a realização de uma semana dedicada à temática em Seia.

PUBLICIDADE

A iniciativa é promovida pelo Município de Seia, que pelo segundo ano consecutivo, apresenta propostas direcionadas a pais, profissionais, crianças e jovens e à comunidade em geral.

PUBLICIDADE

A segunda edição da Conferência de Terapias Expressivas dá o pontapé de saída para a semana. A conferência é organizada em parceria com a Associação de Musicoterapeutas MUTEpt e realiza-se no dia 25 de maio, na Casa Municipal da Cultura, com enfoque nas áreas da Arteterapia, Dramaterapia, Dançaterapia, entre outras formas de abordagem das artes no ciclo de vida do Ser Humano.

A musicoterapia também será o enfoque do workshop de música para grávidas que decorre no final da tarde (18h), com a Musicoterapeuta Eduarda Carvalho, na Ludoteca Municipal.

PUBLICIDADE

publicidade

No dia seguinte, a Ludoteca acolhe “Afinal o Caracol”, o espetáculo para bebés com poesia de Fernando Pessoa, música de Joaquim Coelho e ilustrações de Mafalda Milhões. Dinamizado pela Associação Artística ANDANTE, o espetáculo de promoção da leitura divide-se em duas sessões, a primeira para bebés até aos 2 anos (10h30) e a segunda dos 3 aos 5 anos (11h30).

Durante a tarde (15h30), o Cineteatro da Casa Municipal da Cultura acolhe um festival muito especial. Protagonizado por crianças e adultos portadores de deficiência, o 10º Festival Especial promete aquecer o coração do público com representações dramáticas e momentos musicais singulares, mostrando mais uma vez que na diferença, todo o Homem tem dons.

A partilha de experiências e vivências de pais são o mote para as “Conversas Sem Nome” agendadas para os dias 27 e 31 de maio, às 18h, na Casa Municipal da Cultura.

A primeira sessão conta com a participação de Carla Antunes, economista e autora do blogue “No Reino dos 7” e do casal de empresários Ricardo e Fátima Mota Veiga, numa abordagem à vivência em famílias numerosas. No dia 31, Carmen Garcia, enfermeira, autora de livros e do blogue “A Mãe Imperfeita” conversa com Paula Cunhal, também enfermeira e mãe de dois filhos, sobre a maternidade numa partilha constante com o público presente.

Para o dia 27 (21h30) também está programada a primeira representação teatral integrada no MOTIN – Mostra de Teatro Infanto Juvenil. “As Bruxas de Toledo” é o nome da peça apresentada por alunos da turma do 10º e 12º Ano do Curso Técnico Psicossocial da Escola Secundária de Seia. Ainda, no âmbito da educação artística desenvolvida com as escolas, sobem ao palco do Cineteatro da Casa Municipal da Cultura, no dia 29, o grupo de teatro da EB Dr. Guilherme Correia de Carvalho, com a dramatização “Macbeth”, e, no dia 30 de maio, alunos do clube de Expressão Dramática /Teatro da Escola Evaristo Nogueira, com “A Fada Oriana”.

A 28 de maio o Município assinala o Dia Mundial do Brincar com atividades ao ar livre na Quinta do Carvalhal (Centro de Interpretação da Serra da Estrela), direcionadas a crianças dos jardins-de-infância e das escolas do 1º ciclo do concelho.

A meio da tarde, às 16h, decorre a sessão oficial de reconhecimento de Seia como “Cidade Amiga das Crianças”, pela Unicef Portugal.

O vasto programa da Semana da Criança continua no dia 29 de maio, na Casa Municipal da Cultura, com um wokshop sobre “Alimentação do Bebé”, pela nutricionista Sandra Santos, autora do blogue “Papinhas da Xica” e do livro “Papinhas da Xica – Guia de alimentação para o primeiro ano do bebé”.

A quinta-feira é dedicada aos avós e netos, com uma oficina de origami, às 18h, no Museu do Brinquedo. No último dia de maio, a autarquia convida toda a família a ir ao cinema para assistir ao filme “A Grande Viagem”.

Para o dia 1 de junho, está agendado o 2º Encontro a Criança e o Brincar, este ano dedicado ao tema “A Influência do Brincar no Desenvolvimento da Criança”, que conta com a participação de oradores de referência.

Ainda, neste dia, o Anfiteatro Municipal acolhe, às 21h, o espetáculo “Vozes do Oceano”, projeto artístico Vozes em Meia Ponta.

A finalizar a Semana da Criança, no dia 2 de junho, o parque municipal da cidade transforma-se novamente no Parque Encantado. A viagem ao mundo mágico é proporcionada por mais de uma centena de trabalhadores do Município de Seia que, voluntariamente, neste dia vestem o papel de personagens populares do imaginário infantil. A entrada, à semelhança dos anos anteriores, é gratuita, sendo que este ano funcionará durante a tarde (das 14h às 20h).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE