Vamos

Seia promove Semana da Criança e do Brincar

Notícias de Coimbra | 11 meses atrás em 23-05-2023

O município de Seia retoma a realização de uma semana dedicada à criança e ao brincar.

PUBLICIDADE

A importância do brincar e da atividade lúdica no bem-estar e desenvolvimento psicossocial da criança motivam o conjunto de iniciavas elencadas num vasto programa, com atividades direcionadas a pais, profissionais, crianças e jovens e à comunidade em geral.

O terceiro encontro “A Criança e o Brincar”, alusivo ao tema “A Habilidade de Brincar em qualquer lugar”, dá o pontapé de saída para a semana. A conferência vai ter lugar no auditório do CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, no dia 27 de maio, e tem como coordenador científico o pediatra “Hugo Rodrigues”. As necessidades das crianças, as suas rotinas e comportamento e a partilha de ideias para brincadeiras na e para além da escola, compõem os quatro painéis deste encontro.

PUBLICIDADE

publicidade

Neste dia, às 21:00, a escola de música ACR Music & Voices e participantes do concurso de talentos da TVI são protagonistas do concerto “Uma Canção Para Ti”, na Casa Municipal da Cultura.

A 28 de maio, Dia Mundial do Brincar, cerca de uma centena de trabalhadores do Município de Seia, voluntariamente, vestem o papel de personagens populares do imaginário infantil e dão vida ao “Parque Encantado”. O mundo mágico este ano é recriado no parque verde do CISE, entre as 14 horas e as 19 horas.

PUBLICIDADE

Na segunda-feira, às 18:00, a psicóloga clínica e autora do blogue “3m’s” Tânia Correia, também autora dos livros “Laboratório das Emoções” e “Menina, Mulher, Mãe”, partilha experiências e vivências em “Conversas sem nome”. A sessão realiza-se na Biblioteca Municipal e, em paralelo, no espaço infantil desta biblioteca decorre o teatro educativo “Ler e Ler Ólarilolela”, pela Associação Plasticena.

O dia 30 de maio reserva duas sessões de histórias magnéticas “Made in Osvaldo”. A história contada-concerto é apresentada pela Associação Cultural Produções Real Pelágio, às 14:30, para os alunos do 1º. Ciclo do ensino básico de Santiago e, às 18h30, no espaço infantil da Biblioteca Municipal.

No último dia de maio, a 31 (18:00), vai decorrer uma palestra com Renato Paiva, no auditório da Casa Municipal da Cultura de Seia, e em simultâneo o teatro infantil “Tangerina e Spirulina com a sua concertina”, pelo Universo dos Pequeninos, no jardim do Museu do Brinquedo.

A palestra de Renato Paiva, especialista na área da educação, com vasta experiência no apoio terapêutico-pedagógico, é dedicada aos afetos na educação, adotando o tema “O humor e o amor na educação: afetos e relações antes do currículo”.

No Dia Mundial da Criança, a 1 de junho, este município volta a proporcionar um mundo mágico às crianças do pré-escolar e do 1º. CEB do concelho, numa edição exclusiva do Parque Encantado para as escolas.

A 2 de junho, Renato Paiva protagoniza mais duas palestras na Casa Municipal da Cultura de Seia. A primeira, às 18h, é dedicada à “(Re) na indisciplina e conflitos – o espaço escolar securizante”, e a segunda, às 21:00, à “Relação Escola/Família e o sucesso educativo”.

Ainda neste dia, a atriz e criadora de conteúdos digitais Mafalda Teixeira promove, às 18:00, uma oficina sobre alimentação saudável e sustentável no Mercado Municipal de Seia, um convite para crianças entre os 3 e os 14 anos meterem a mão na massa.

A finalizar a Semana da Criança, no dia 3 de junho, a Companhia Certa – Varazim Teatro entre em cena na Casa Municipal da Cultura com “Um Planeta a 4 Mãos”, sessões para bebés e crianças (até aos 6 anos), uma às 10:00 e outra às 11:30.

Mais tarde, às 18:00, no largo deste município, crianças e respetivas famílias são convidadas a assistir ao concerto educacional “Musikando”, do Tio Óscar.

As atividades são de participação gratuita, à exceção do concerto “Canção para ti”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE