Coimbra

Seia quer fazer o Maior Queijo de Ovelha

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 11-02-2017

 

PUBLICIDADE

Entre 25 e 28 de fevereiro Seia promove a Feira do Queijo Serra da Estrela, naquela que será a 39.ª edição de um dos certames do género mais antigos da região.

QUEIJO SERR DA ESTRELA

PUBLICIDADE

Mantendo os valores tradicionais, a mostra promete continuar a honrar essa condição e renovar, uma vez mais, o apelo à criatividade e inovação.

O que é bom para o turismo, o que é bom para a economia, o que é bom para a região, salienta a autarquia local.

PUBLICIDADE

publicidade

O convite é para apreciar os nossos sabores regionais, onde o Queijo Serra da Estrela é rei. Não deixe também de provar os enchidos, que aliam o sabor rústico das tradições ao requinte. Acompanhe com pão e um bom vinho do Dão, mas no fim não se esqueça dos outros produtos locais de reconhecido valor, como a lã e o mel.

O mercado do queijo e dos produtos endógenos voltará a ser o núcleo central da feira, com a participação de meia centena de expositores, entre produtores de queijo (pastores, queijarias tradicionais, queijo DOP e fábricas) e de outros produtos regionais. Paralelamente, decorrem em toda a área envolvente ao mercado, as mostras de artesanato e do Cão Serra da Estrela.

À semelhança do ano passado, será novamente recriada à entrada da feira, a Quinta do Pastor. Este espaço, de elevada função pedagógica, onde serão apresentados, entre outros, vários exemplares de ovelhas Bordaleira da Serra da Estrela, e instalada uma pequena horta.

Para os quatro dias, a organização desenhou ainda um vasto programa de animação, que assenta fundamentalmente na riqueza e diversidade do nosso movimento associativo (bandas filarmónicas, grupos de música tradicional e ranchos folclóricos, que cumulativamente procederão a recriações etnográficas).

Durante a edição deste ano Seia vai receber a visita do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, que irá presidir à cerimónia de inauguração e abertura do certame. Após a sessão solene, a comitiva fará uma visita à feira.

Procurando valorizar os produtos regionais e a dinâmica do tecido empresarial, realce para a produção de enchido ao vivo (terça-feira) e para a produção do Maior Queijo de Ovelha de Seia (segunda-feira), num processo que irá envolver vários produtores do concelho. 

Destacam-se ainda as demonstrações da produção de queijo e requeijão, a ordenha da ovelha, os momentos de confeção com produtos locais (por Chefs da Escola Superior de Turismo e Hotelaria – IPG e Restaurantes da Região), a cozinha ao vivo com a confeção do Doce de Abóbora, o Concurso “O Melhor Queijo de Seia” e o desfile com a participação de expositores da feira.

Da história e tradição a encontros singulares entre música, artesanato e produtos endógenos, passando por iniciativas de formação de públicos, a Feira do Queijo Serra da Estrela promete ser uma festa.

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE