Coimbra

Seia lança projetos de águas e saneamento no valor de 2 milhões

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 03-08-2016

 

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal de Seia apresentou cinco candidaturas ao PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos, eixo prioritário 3 (proteger o Ambiente e promover a Eficiência dos Recursos), tendo em vista ampliar as redes de abastecimento de água e saneamento básico no concelho e a consequente melhoria do serviço prestado às populações.

Ondas na água

PUBLICIDADE

publicidade

Os projetos, que se irão desenvolver num espaço temporal de 2 anos, incidem nas freguesias rurais e pequenas localidades que ainda não integram a rede, representando um investimento total de 2 005 882€ e uma comparticipação comunitária de 85%.

Entre os projetos apresentados está a criação de um emissário de águas residuais entre a Vila Chã e a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Seia, a construção de ETAR’s nas localidades de Folgosa da Madalena e Folgosa do Salvador e a melhoria das redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais nas localidades de Valezim, Vales e Teixeira de Baixo.

PUBLICIDADE

A concretização das empreitadas de saneamento básico representam o culminar de um longo caminho que o Município tem vindo a percorrer nos últimos anos, marcado pelo investimento de milhões de euros na construção de novas ETARS e emissários e redes de drenagem, que permitem uma taxa de cobertura do Concelho acima dos 90%.

As obras que integram as presentes candidaturas permitirão, através da construção das respetivas redes de drenagem, o tratamento de águas residuais nas localidades de Vila Chã, Folgosa do Salvador, Folgosa da Madalena, Teixeira de Baixo e Vales.

Esta última verá, ainda, melhorada a qualidade da água e a redução do número de falhas no abastecimento, através da sua integração no sistema de abastecimento em alta.

Por sua vez, a remodelação das redes de águas e saneamento e ampliação da capacidade de armazenamento de água em Valezim permitirá solucionar os problemas de falhas de pressão e roturas constantes na distribuição da água e em infiltrações na rede de recolha de águas residuais, que comprometem a eficiência do tratamento feito na ETAR desta localidade.

Para além da redução da despoluição dos cursos de água, os investimentos anunciados visam obter ganhos na eficiência da gestão dos recursos e das infraestruturas de abastecimento de água e saneamento, nomeadamente na diminuição de perdas de água tratada, melhor cobertura e funcionamento dos sistemas por forma a assegurar mais qualidade dos serviços prestados às populações.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE