Coimbra

Seia prepara estratégia de adaptação às alterações climáticas

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 03-10-2016

 

PUBLICIDADE

O Município de Seia está a ultimar a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Seia. A proposta foi apresentada na última reunião de Câmara e pretende ser um instrumento fundamental para preparar o município, a sociedade e o território local para o quadro de alterações climáticas projetadas no curto, médio e longo prazos.

neve-seia

PUBLICIDADE

A estratégia municipal senense está integrada no projeto ClimAdaPT.Local, que a autarquia assinou em janeiro do ano passado, que tem em vista capacitar os 26 municípios portugueses aderentes face às alterações climáticas.

O projeto ClimAdaPT.Local envolve a Agência Portuguesa do Ambiente e é coordenado por Filipe Duarte Santos, especialista em alterações climáticas, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

PUBLICIDADE

publicidade

A estratégia contribui, no imediato, para uma perceção da importância dos fatores climáticos presentes e, no futuro com a sua implementação, será um instrumento estruturante do planeamento e das ações sobre o território tendentes a contribuir para uma melhor adaptação às vulnerabilidades e oportunidades climáticas, aumentando a segurança das pessoas e bens, a sustentabilidade ambiental do território, as condições de qualidade de vida e saúde em geral, o desenvolvimento social, económico e cultural do território.

As principais vulnerabilidades às alterações climáticas identificadas para o concelho passam pelo aumento da temperatura média anual, em especial das máximas, ondas de calor e secas, diminuição da precipitação anual (com potencial aumento da precipitação no inverno), ocorrência de fenómenos extremos e diminuição da frequência de neve e geada, transformações a considerar a médio/longo prazo.

A estes eventos estão associados riscos e oportunidades em áreas tão distintas como a floresta, agricultura e pastorícia, recursos hídricos, parque natural, turismo e biodiversidade e energia, saúde e edificado.

As principais opções de adaptação prioritárias delineadas na Estratégia Municipal de Adaptação as Alterações Climáticas de Seia estão disponíveis para consulta em www.cm-seia.pt.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE