Região

Seia espera que Carta de Perigosidade de Incêndio Rural não comprometa desenvolvimento

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 20-03-2023

O presidente da Câmara Municipal de Seia, no distrito da Guarda, disse hoje esperar que a Carta de Perigosidade de Incêndio Rural não impeça o desenvolvimento rural, nem a realização de eventos desportivos no território.

PUBLICIDADE

Luciano Ribeiro disse hoje à agência Lusa que o “mais importante que tudo” é a Carta de Perigosidade poder garantir que toda a aposta que o território tem feito no desenvolvimento rural, de desportos na natureza e de eventos desportivos e culturais relacionados com o espaço rural, não seja comprometida.

“Aceitamos, com certeza, realizá-los [os eventos] dentro de condições de segurança bem definidas, mas não podem ser impedidos. Não podemos, em março, ir a uma feira de turismo promover o turismo da natureza, as caminhadas, o ciclismo, o usufruto da montanha e, depois, quando essas atividades se podem desenvolver, em junho ou em julho, ser proibido por uma Carta de Perigosidade ou por uma lei completamente anacrónica”, justificou.

PUBLICIDADE

O autarca de Seia, na serra da Estrela, também disse que não será possível atrair mais pessoas para o setor primário e verificar que “é proibido fazer tudo no espaço rural”.

“E a pergunta que fazemos é se alguém em Lisboa gostaria de ter um aviário, uma pocilga ou um ovil no meio de uma cidade, no meio da aldeia, constringindo assim a sua vida. Há uma série de atividades que estão relacionadas com o espaço rural e é lá que se devem localizar, respeitando as regras para minimizar o risco no que diz respeito aos incêndios”, defendeu.

PUBLICIDADE

Luciano Ribeiro também referiu que é preciso trabalhar para adequar as regras à realidade e as atividades devem ser conciliadas com a preservação da floresta.

“Agora, não podemos é dizer que, simplesmente no interior do país, onde essa carta mais se aplica, é proibido, de certa forma, viver e existir, porque parece muitas vezes que, nas florestas, o maior problema são mesmo as pessoas e as árvores. Não existe desenvolvimento, não existe território sem pessoas. E é no conciliar de todas essas atividades que podemos encontrar uma boa solução”, rematou.

Em termos técnicos, o responsável considerou que a carta partiu de “pressupostos errados”, mas se a mesma for alterada “será de valorizar”.

Lembrou que no início de 2022, logo que a Carta de Perigosidade de Incêndio Rural foi apresentada, considerou que foi feita “sem discussão pública e sem conhecimento dos municípios” e, a ser aplicada, iria “tolher” o desenvolvimento do território, em particular as atividades agrícolas e turísticas no espaço rural.

As dúvidas então levantadas levaram o Governo a suspender o documento até 31 deste mês.

Luciano Ribeiro adiantou à Lusa que conversou com o secretário de Estado das Florestas e que a mesma “passará a ter um papel apenas de referência”, tal como acontece com outros documentos de base para o ordenamento e “não implicará todas as imposições legais”.

“Aquilo que nos foi possível apurar, é que haverá um período de adaptação e de transição em que vão continuar a vigorar os planos municipais de defesa da floresta atuais”, disse.

A Carta de Perigosidade está suspensa, após a contestação dos autarcas das diferentes regiões, por se verificar que “as condicionantes introduzidas por esta cartografia iriam dificultar o desenvolvimento dos territórios”, designadamente no interior do país, dado o incremento das classes de perigosidade alta e muito alta.

Com a publicação do Decreto-Lei n.º 49/2022, de 19 de julho, as cartas de perigosidade que constam dos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios foram mantidas em vigor até ao dia 31 de março de 2023, com o pressuposto da metodologia da nova carta de perigosidade ser discutida em conjunto com os municípios e com as comunidades intermunicipais.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE