Região

Seia distinguiu personalidades e alunos no Dia da Cidade

Notícias de Coimbra | 10 meses atrás em 03-07-2023

O Feriado Municipal de Seia, que se assinala hoje (dia 3 de julho), voltou a ser o momento da Câmara Municipal celebrar a comunidade, homenageando empresas e instituições e premiando os melhores alunos.

PUBLICIDADE

A cerimónia do 37.º aniversário de elevação de Seia a cidade aconteceu esta tarde, no auditório da Casa Municipal da Cultura.

Através da atribuição do Mérito Municipal, a autarquia procura evidenciar o espírito empreendedor e dinamismo dos empresários, o empenho e a capacidade de realização das diferentes instituições e cidadãos, cujo trabalho, conhecimento e dedicação continuam a ser determinantes para o desenvolvimento social, económico e cultural do nosso concelho.

PUBLICIDADE

Este ano, a Câmara Municipal destacou duas instituições sem fins lucrativos. A Banda Filarmónica 1.º de Janeiro (Carragozela) foi agraciada com o Mérito Cultural, pelo importante papel na divulgação do património musical, bem como pela formação de jovens músicos, ao longo dos seus 150 anos da sua existência.

No Mérito e Dedicação, distinguiu o Centro Cultural e Recreativo “Os Viriatos” (Arrifana), que celebra meio século de existência. Um exemplo do exercício de cidadania, voluntarismo e participação ativa na comunidade, orientado por laços de amizade e solidariedade.

PUBLICIDADE

publicidade

O Mérito Empresarial foi concedido a duas empresas de referência nos setores onde atuam: o restaurante Regional da Serra (Seia) e as Malhas Pinto Lucas (Loriga).

Com três décadas de existência, o restaurante Regional da Serra tem contribuído para a afirmação e preservação do património gastronómico do concelho e da região da Serra da Estrela.

Fundada em 1988, a empresa Malhas Pinto Lucas é a única fábrica de lanifícios que se mantém em Loriga, destacando-se a sua resiliência e inovação.

Ao nível escolar, a Câmara Municipal atribuiu prémios aos melhores de cada nível de ensino no ano letivo 2021/2022. O prémio é constituído por um diploma e um cheque no valor de 500 euros e pretende valorizar o esforço, a dedicação e o trabalho de cada aluno, procurando assim que o seu exemplo constitua uma referência para toda a comunidade escolar.

Assim, do Agrupamento de Escolas Guilherme Correia de Carvalho, foram distinguidos Manuel Gomes Silva (2.º ciclo) e Inês Cruz dos Santos (3.º ciclo).

Do Agrupamento de Escolas de Seia foram premiados: Cândida Jesus Miranda Cardoso (2º ciclo), Alexandre Saraiva (3º ciclo), Francisco Dinis Feteira Laranjo (ensino secundário) e Bernardo Miranda Nogueira (ensino profissional).

Referente ao ensino artístico especializado do Conservatório de Música de Seia, o mérito foi atribuído à aluna Carolina Figueiredo Gouveia. No ensino profissional, pela Escola Profissional da Serra da Estrela, o galardão foi atribuído a André Miguel Ferreira Moura, e pela Escola Evaristo Nogueira a Lizete Sequeira Bragança de Carvalho. No ensino superior, pela Escola Superior de Turismo e Hotelaria-IPG, foi distinguida Vera Silva Santos.

As comemorações encerram com a atuação de Miguel Gameiro & Pólo Norte, esta noite, no anfiteatro municipal de Seia.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE