Coimbra

Seia apaga as luzes pelo Planeta

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 17-03-2015

À semelhança dos anos anteriores, o Município de Seia vai desligar as luzes de edifícios municipais durante a Hora do Planeta, entre as 20:30 e as 21:30, do dia 28 de Março de 2015, em associação à iniciativa.

PUBLICIDADE

O contributo de Seia para a maior ação deste género à escala mundial, enquanto ato simbólico de preocupação ambiental, refletir-se-á no apagar das luzes, durante 60 minutos, nos edifícios da Biblioteca Municipal, CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, Mercado Municipal e Paços do Concelho.

A Hora de Portugal é uma iniciativa da organização global de conservação de natureza WWF – Hora do Planeta que procura incentivar cidadãos, empresas e governos a desligarem as luzes por uma hora, mostrando assim o seu apoio à luta contra as alterações climáticas.

PUBLICIDADE

A Câmara de Seia aderiu, pela primeira vez, à Hora do Planeta em 2011 e, desde então, todos os anos se tem associado à iniciativa, enquanto gesto simbólico representativo da consciencialização de um problema que é de todos: as alterações climáticas. No âmbito da evolução da campanha Hora do Planeta e do conceito “Para além da Hora e Eu faço se tu Fizeres”, o município comprometeu-se, enquanto medida a operacionalizar deste ano, a alterar a iluminação de alto consumo por tecnologia LED no edifício do Mercado Municipal de Seia.

Neste âmbito e a par desta medida, a autarquia tem desenvolvido, ao longo dos tempos, um conjunto de boas práticas em matéria ambiental, de que constituem exemplos claros deste compromisso o programa Eco2SEIA: Low Carbon City (de resultaram as campanhas produto eco2SEIA, IPSS Baixo Carbono, campanha A+++), a operacionalização do Plano Municipal de Eficiência Energética e, mais recentemente, a adesão ao ClimAdapt, que tem como principal objetivo desenvolver Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC) para os 26 municípios aderentes.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE