Economia

Segurança Social atribuiu mais de 100 mil pensões de forma automática desde 2021

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 meses atrás em 16-02-2024

A Segurança Social atribuiu, desde 2021, 100 mil pensões de forma automática, tendo 80% dos pedidos de janeiro deste ano sido concedidos através deste processo, de acordo com uma nota hoje divulgada.

PUBLICIDADE

“O número de pensões atribuídas através do mecanismo Pensão na Hora, lançado em 2021, totaliza agora 100 mil”, indicou o Instituto de Segurança Social (ISS) no comunicado.

O sistema de Pensão na Hora permite a atribuição, aos beneficiários do sistema de segurança social português, da pensão de velhice em menos de 24 horas.

PUBLICIDADE

“80% dos pedidos de pensões de velhice requeridos em janeiro de 2024 foram atribuídos automaticamente através do mecanismo da Pensão na Hora”, destacou.

“Ao fazer o pedido da Pensão na Hora na Segurança Social Direta, o cidadão pode visualizar o valor da pensão de velhice com os detalhes da carreira contributiva”, indicou, aconselhando ainda os trabalhadores a consultar a página e verificar a sua carreira contributiva.

PUBLICIDADE

publicidade

Para a atribuição da Pensão na Hora os requerentes devem ter a “idade pessoal de acesso”, o “número de anos de descontos necessários para acesso à pensão” e estar abrangidos “pelo regime normal de reforma, não tendo carreiras especiais”.

Devem ainda ser residentes em Portugal, ou ter IBAN registado, e não ter dívidas à Segurança Social, como trabalhador independente, lembrou o ISS.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE