Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Economia

Segurança Social aplica contraordenação aos proprietários de lar encerrado na Lourinhã

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 09-03-2023

A Segurança Social vai aplicar uma contraordenação aos proprietários do lar Delicado Raminho, na Lourinhã, que mandou encerrar, e poderá vir a retirar a licença de funcionamento, esclareceu hoje à agência Lusa aquele instituto.

PUBLICIDADE

Questionado pela Lusa, o Instituto de Segurança Social respondeu que “vai ser instaurado processo de contraordenação contra os proprietários” e, “de acordo com a legislação vigente e as irregularidades detetadas, pode também ser aplicada a sanção acessória de cassação do alvará”.

Aquele organismo explicou que, no final de 2022, realizou uma visita de acompanhamento, na qual detetou “infrações passíveis de regularização”.

PUBLICIDADE

publicidade

Passados vários meses e após a inspeção urgente solicitada pela ministra da Solidariedade e da Segurança Social, “face aos indícios recolhidos, a Segurança Social decretou o encerramento e fez participação ao Ministério Público”.

O Ministério Público instaurou um inquérito ao lar por suspeitas de maus-tratos.

PUBLICIDADE

A Segurança Social adiantou que os 61 utentes atuais do lar estão a ser transferidos para outras instituições, estando as soluções mais adequadas a serem encontradas em articulação com as respetivas famílias.

A inspeção ao lar foi concluída, “tendo confirmado várias das situações denunciadas” de maus-tratos.

O lar de idosos recebeu em 2022 uma visita conjunta de acompanhamento realizada por entidades das áreas da segurança social e saúde, que resultou em várias recomendações, indicou a ministra Ana Mendes Godinho na terça-feira.

Na comissão parlamentar de Trabalho, Segurança Social e Inclusão, a ministra frisou, no entanto, que a situação agora detetada neste lar do distrito de Lisboa “não tem nada a ver com a situação verificada na visita realizada no ano passado”.

“A situação que foi identificada no lar da Lourinhã teve prontamente intervenção por parte da Segurança Social. Após a reportagem, dei instruções e orientações para a realização de uma fiscalização urgente”, precisou, classificando a situação como “completamente inaceitável”.

Uma reportagem da SIC denunciou no domingo várias situações de maus-tratos neste equipamento.

De acordo com uma ex-funcionária, em causa estão o uso das mesmas luvas para o manuseamento de vários utentes, a existência de feridas por tratar, alimentação pobre e feita com restos de dias anteriores e falta de água quente para banhos aos utentes.

Entre os testemunhos recolhidos, o familiar de uma utente relatou também limitações nas visitas (necessidade de marcação prévia consoante a disponibilidade do lar) e o emagrecimento drástico da idosa.

Segundo a informação divulgada, o Delicado Raminho é um lar privado, tem licença de funcionamento e pode receber até 78 utentes, tendo neste momento cerca de 60. Cada um paga, em média, 1.500 euros por mês.

A Lusa tentou, sem sucesso, falar com os responsáveis pelo equipamento.

A estação televisiva referiu que o proprietário da unidade também detém o lar Península, no Montijo (distrito de Setúbal), recentemente alvo de várias denúncias de más condições.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com