Portugal

Segunda quinzena de abril com frio ou “temperaturas mil”?

Notícias de Coimbra | 2 semanas atrás em 13-04-2024

A primeira quinzena de abril tem sido marcada por temperaturas acima da média para a época do ano e pela ausência de precipitação na maioria dos dias.

PUBLICIDADE

Irá a segunda quinzena do mês trazer novidades do ponto de vista meteorológico?

“A primeira quinzena de abril tem sido geralmente dominada por anomalias térmicas positivas significativas. Apesar de alguns dias de precipitação e poeiras do Saara, em grande parte do referido período têm imperado as altas pressões, o que resulta num estado do tempo estável e maioritariamente soalheiro no nosso país”, afirma Alfredo Graça, geógrafo e especialista da Meteored Portugal.

PUBLICIDADE

“No curto e médio prazo não se verificam mudanças significativas em relação ao atual padrão meteorológico. Porém, o modelo de referência da Meteored já vislumbra a possibilidade de alterações do ponto de vista meteorológico para os últimos dias de abril em Portugal continental, Açores e Madeira“, acrescenta.

A possibilidade de chuva acima do normal para os últimos dias de abril, potencialmente manifestada através de períodos de chuva ou aguaceiros e trovoadas, verifica-se para parte do Nordeste Transmontano, Beira Alta, Beira Baixa, Viseu Dão-Lafões, Ribatejo, Alentejo, Açores e Madeira, segundo apontam as previsões.

PUBLICIDADE

publicidade

A última atualização dos mapas de anomalias médias semanais de temperatura insiste na continuidade do calor “fora de época” em Portugal continental, Açores e Madeira para a segunda metade do mês.
Tendo em conta as previsões, tudo indica que a segunda quinzena de abril não irá assinalar o regresso do frio, mantendo, isso sim, as “temperaturas mil”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE