Coimbra

SEF recebe refugiados que vão ser acolhidos por Jaime Ramos

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 06-11-2015

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) promove, conjuntamente com as três entidades parceiras – Conselho Português para os Refugiados (CPR), Fundação Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional de Miranda do Corvo (ADFP),  e Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) – uma sessão de receção e acolhimento aos refugiados reinstalados, provindos do Egito, onde se encontravam sob mandado do ACNUR. A sessão é presidida pela Ministra da Cultura, Igualdade e Cidadania, Teresa Morais.

PUBLICIDADE

Recordamos que a ADFP, liderada pelo médico Jaime Ramos, vai instalar os refugiados em habitações sociais cedidas pela Câmara de Penela.

Os 22 refugiados que chegam a Portugal este sábado, dia 7 novembro, integram o número anual de reinstalação definido pelo Governo português e chegam com o estatuto de refugiados reinstalados. Em data a indicar, chegarão os restantes elementos do grupo (22), uma vez que o voo comercial no qual viajavam e que estava previsto para amanhã de manhã foi cancelado devido à greve de pessoal de cabine da companhia aérea.

PUBLICIDADE

A reinstalação constitui uma ferramenta de solidariedade integrante do sistema Europeu Comum de Asilo e existe como uma medida de solidariedade dos Estados-membros para com os países terceiros.

A sessão de receção e acolhimento tem início previsto para as 13:30, no auditório Ícaro, no Aeroporto de Lisboa. A sessão não será aberta à Comunicação Social, podendo no entanto ser recolhidas imagens, à distância, da  chegada do grupo de refugiados (13:10), bem como declarações à comunicação social por parte das entidades presentes e dos parceiros no projeto de acolhimento após a sessão (13:50).

Agradecemos a cada órgão de comunicação social que faça chegar ao SEF – Núcleo de Imprensa (media@sef.pt), ainda hoje ou até amanhã, às 11:00, o nome do jornalista destacado para a cobertura desta sessão.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE