Crimes

 SEF fiscalizou 26 clubes de futebol no Centro de Portugal

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 12-11-2019

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras constituiu três arguidos e identificou 10 futebolistas no âmbito de uma operação de fiscalização a 26 clubes dos distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria, Guarda, Viseu e Castelo Branco, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

Foram fiscalizados 26 clubes de futebol e identificados 502 atletas, dos quais 194 eram estrangeiros, durante uma operação de verificação das condições de entrada e permanência de futebolistas estrangeiros em Portugal, refere uma nota do SEF divulgada hoje de manhã.

Dez atletas foram encontrados em “situação documental irregular”, ou seja, não estavam habilitados para a prática de qualquer atividade profissional em Portugal.

PUBLICIDADE

Nove desses atletas foram notificados para abandono voluntário do país, no prazo de 20 dias, sob pena de, em caso de incumprimento, virem a ser detidos e objeto de processos de afastamento coercivo.

O décimo atleta foi notificado para comparência no SEF, uma vez que dispunha de condições para requerer a respetiva regularização documental.

PUBLICIDADE

publicidade

No decorrer da operação, que decorreu durante uma semana, foram efetuadas buscas domiciliárias na residência de um agente desportivo, que acabou por ser constituído arguido por auxílio à imigração ilegal e falsificação de documentos.

Foi ainda constituído arguido um atleta, por falsificação de documentos, e um clube, cujo nome não foi revelado, por auxílio à imigração ilegal e falsificação de documentos.

“Esta operação tinha como objetivos a prevenção e a sinalização de situações enquadráveis em comportamentos criminalizados, designadamente tráfico de pessoas e auxílio à imigração ilegal”, esclarece o SEF.

A operação “tinha também o propósito de apurar qual o grau de cumprimento das determinações legais e regulamentares, do ponto de vista desportivo em vigor, algumas recentemente implementadas pela Federação Portuguesa de Futebol”, acrescenta este órgão de polícia criminal.

“Ficou confirmado pelo SEF, o resultado positivo do trabalho desenvolvido por um grupo de trabalho onde está representado o SEF, a Federação Portuguesa de Futebol, a Liga e o Sindicato de Jogadores, que, em conjunto, têm vindo a alterar a imagem negativa associada à situação de ilegalidade e exploração de atletas estrangeiros em Portugal”, refere o serviço integrado do Ministério da Administração Interna.

Numa ação do mesmo género realizada em 2018, num universo menor de clubes e atletas estrangeiros identificados, o SEF encontrou 18% de atletas em situação irregular, quase o triplo dos que foram registados na fiscalização deste ano.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE