Crimes

SEF faz 6 detenções na zona Centro do País

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 09-11-2015

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, em Coimbra, no âmbito de ações de controlo da permanência de cidadãos estrangeiros desencadeadas na via pública, cinco cidadãos estrangeiros em situação ilegal.

PUBLICIDADE

Um “dos cidadãos, oriundo da Ásia Central, que se verificou não ter cumprido com uma decisão de afastamento coercivo resultante de processo instaurado pelo SEF,  foi detido por desobediência e colocado em centro de instalação temporário, por decisão judicial, a aguardar os trâmites de afastamento para o país de origem”. Este indivíduo, detido numa zona da cidade associada a fenómenos de tráfico e consumo de drogas, tem um historial de toxicodependência e começou de imediato a receber apoio médico e psicológico.

Quatro outros cidadãos, “originários  da América do Sul, foram detidos numa das entradas da cidade de Coimbra, igualmente por elementos do SEF”. Estes cidadãos estrangeiros, que se constatou não terem cumprido com anterior notificação para abandono voluntário de território nacional, foram detidos por permanência ilegal e presentes a Tribunal para aplicação de medidas de coação, enquanto aguardarão o desenvolvimento dos correspondentes processos de afastamento que lhe serão instaurados pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

PUBLICIDADE

publicidade

Também na zona centro, mas na cidade de Aveiro, “o SEF procedeu à detenção de um cidadão estrangeiro, oriundo da península indostânica,  num restaurante típico da cidade de Aveiro”. O detido viajou do seu país de origem para Moscovo e posteriormente para Barcelona onde entrou na Europa com visto Schengen falsificado, deslocando-se posteriormente para Portugal de autocarro. Foi presente no tribunal de Aveiro para primeiro interrogatório e aplicação de medidas de coação, enquanto aguarda a conclusão do processo-crime por falsificação de documento. Findo o processo o indivíduo poderá ser afastado coercivamente de território nacional.

No interior do restaurante foi ainda detetado, em situação ilegal, um outro cidadão da mesma nacionalidade do detido, o qual foi notificado para abandonar Portugal no prazo de 20 dias, sob pena de ser afastado coercivamente de território nacional. Um terceiro estrangeiro da mesma nacionalidade foi notificado para comparência no SEF a fim de regularizar a sua entrada e permanência no país.

PUBLICIDADE

No âmbito da atividade operacional de rotina do SEF, foram ainda desenvolvidas ações na zona de Vilar Formoso (64 identificados no âmbito de um controle móvel), em Leiria ( 2 identificados no âmbito de averiguações sobre casamentos de conveniência) e na área da cidade da Guarda ( 3 identificados numa ação de fiscalização a um estabelecimento de diversão noturna).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE