Crimes

SEF detém elemento de organização criminosa de caráter internacional

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 21-12-2018

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve um cidadão nacional do Leste Europeu, residente na zona de Aveiro, em cumprimento de Mandado de Detenção Europeu, encontrando-se atualmente em prisão preventiva, após ter sido presente ao Tribunal da Relação de Porto.

PUBLICIDADE

O detido, de 42 anos, faz parte de uma organização criminosa de caráter internacional, desmantelada recentemente pelas autoridades espanholas no âmbito da “Operação Lora”, na qual se investigam fortes indícios de que se trata de uma organização criminosa de caráter internacional, que procede à angariação, aliciamento, recolha e distribuição por diversos países europeus, de cidadãs do leste da Europa, para a prática da prostituição de rua.

PUBLICIDADE

A especial vulnerabilidade destas mulheres/vítimas, agravada pelo uso da ameaça contra as próprias ou seus familiares, bem como a violência física e sexual são algumas das formas utilizadas pelos elementos desta organização para quebrar a resistência das mesmas de modo a coagi-las à prática da prostituição na via pública.

A investigação espanhola, levada a cabo pela Guardia Civil, iniciou-se em 2017 e contou com a colaboração da Europol e de diversas polícias europeias, entre elas o SEF.

PUBLICIDADE

publicidade

Resultado da troca de informação de caráter policial, quer com as congéneres espanholas, quer da informação da EUROPOL, foi possível apurar a ligação desta organização a vários Estados Membros, nomeadamente a Espanha, Portugal, Alemanha, França e Roménia.

Nesta operação foram resgatadas 13 vítimas, em Espanha, e detidas 18 pessoas, uma dos quais em Portugal, em cumprimento de Mandado de Detenção Europeu, uma na Roménia e 16 em Espanha, indiciados pela prática de associação criminosa, tráfico de pessoas para exploração sexual e branqueamento de capitais.​

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE