Medicamentos

Sector farmacêutico alinhado contra descontos nos medicamentos

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 12-12-2019

Diversos parceiros da Saúde assinaram uma tomada de posição onde pedem a aprovação de legislação que limite ao máximo de 3% o desconto permitido sobre a parte não comparticipada de medicamentos sujeitos a receita médica (MSRM). Propõem, ainda, a discussão do tema pelos parceiros da Saúde, a tutela e a Autoridade da Concorrência, bem como a integração do tema nas agendas dos partidos políticos. 

PUBLICIDADE

A tomada de posição sobre descontos e concorrência nas farmácias comunitárias, promovida pela Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF), foi subscrita pela Associação de Farmácias de Portugal, Associação Nacional das Farmácias, Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos, Ordem dos Farmacêuticos e Sindicato Nacional dos Farmacêuticos

PUBLICIDADE

publicidade

O vice-presidente da APEF congratulou-se com a adesão do sector em torno do tema: «já não se trata do que a APEF quer, mas do que o sector impõe que seja realmente mudado». Lucas Chambel explicou que os estudantes de Farmácia pedem para continuar a aplicar na vida profissional o que aprenderam na universidade. «Queremos ser julgados pela componente técnico-científica e pelo aconselhamento que damos aos cidadãos, não pela forma como praticamos descontos».

Os estudantes lançaram recentemente a campanha “Competimos pelo Melhor Aconselhamento” e vão pedir reuniões com os partidos políticos com assento parlamentar. «Pretendemos ter, a curto prazo, uma alteração legal nesta matéria», concluiu o representante da APEF.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE