Cidade

Secretário-geral da UGT reafirma “rejeição ao aumento da idade da reforma”

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 28-11-2013

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, disse hoje, em Coimbra, que a central sindical mantém a sua oposição ao aumento da idade da reforma e a alterações ao cálculo do fator de sustentabilidade da Segurança Social.

PUBLICIDADE

“Mantemos a nossa rejeição em relação ao aumento da idade da reforma”, porque “entendemos que não faz sentido” e porque “o Governo, além dessa matéria, quer fazer alterações à Lei de Bases da Segurança Social, levantando dúvidas em relação à forma como o fator de sustentabilidade é calculado”, afirmou Carlos Silva, que falava aos jornalistas, ao final da manhã de hoje, depois de ter sido recebido na Câmara de Coimbra.

A alteração da forma de cálculo “vai retirar um critério de certeza e de segurança em relação à forma como a idade legal da reforma é calculada”, salientou.

PUBLICIDADE

“Julgo que eventualmente até poderá haver abertura”, por parte do Governo, para abrir mais exceções para além das já admitidas para pilotos ou motoristas, por exemplo, mas isso não impede que muitas pessoas tenham que trabalhar até mais tarde, situação que levanta “vários problemas”, alertou o dirigente sindical.

Com “as pessoas a trabalharem até mais tarde”, há “menos possibilidade para a renovação dos quadros de qualquer empresa e, sobretudo, para combater” o desemprego, sobretudo em relação aos jovens, que não terão acesso ao mercado de trabalho se “os mais velhos ficarem a trabalhar até mais tarde”, sustentou.

PUBLICIDADE

publicidade

Além disso, “deixa de haver idade legal de reforma”, as pessoas deixam de saber em que idade podem ir para casa”, advertiu o dirigente sindical.

“O Governo dá uma no cravo e outra na ferradura” ao permitir a quem vá para a reforma em 2015 que mantenha as condições que vigoram em 2013, mas isso equivale a “tapar o sol coma peneira”, pois “o agravamento das condições de reforma é tremendo para os trabalhadores futuros e, acima de tudo, para aqueles que estão no ativo”, salientou Carlos Silva.

Além disso, para o líder da UGT, o Governo “não está a tratar as coisas de forma ponderada, ao lançar cá para fora, para a comunicação social, um conjunto de medidas, antes de as discutir” com os parceiros sociais.

O Governo “no fundo, está a pressionar os parceiros sociais para se pronunciarem sobre algumas matérias, mas nós reafirmamos que não estamos de acordo com a alteração do fator de sustentabilidade, não estamos de acordo com o aumento da idade da reforma”, sublinhou o secretário-geral da UGT.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE