Região

Secretário de Estado visita local da estrada cortada em Admoço e Janeiro de Baixo

Notícias de Coimbra | 3 meses atrás em 02-02-2024

Na terça-feira, 30 de janeiro, o Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, acompanhado pelos presidentes das Câmaras Municipais de Oleiros e Pampilhosa da Serra, e dos presidentes de Junta de Cambas e Janeiro de Baixo, deslocaram-se ao ponto de corte de estrada que liga os dois concelhos.

PUBLICIDADE

Esta visita vem no seguimento do pedido de audiência feito ao Governo pelos autarcas dos municípios de Oleiros, Miguel Marques, e Pampilhosa da Serra, Jorge Custódio, devido ao corte da estrada entre Cambas e Janeiro de Baixo, interditada há cerca de três anos devido às consequentes derrocadas.

Esta situação tem representado um enorme transtorno para os habitantes locais, assim como para a circulação de viaturas e camiões, que são obrigados a percorrer um desvio significativo, aumentando a distância entre os dois concelhos.

PUBLICIDADE

O estudo, realizado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), aponta para uma solução que implica uma intervenção com um custo estimado superior a 1 milhão de euros, valor que as duas autarquias não têm capacidade para suportar.

Durante a visita, o Secretário de Estado reconheceu a gravidade da situação, destacando o perigo público que representa bem como o facto de o local estar inserido no Geopark Naturtejo, reforçando assim a
importância de encontrar uma solução adequada e urgente.

PUBLICIDADE

publicidade

O Secretário de Estado solicitou o envio de toda a informação técnica e estimativa orçamental para análise por parte do Governo, com vista a encontrar a melhor forma de apoiar financeiramente as autarquias nesta questão crucial para a segurança e mobilidade das populações locais.

O compromisso dos presidentes das autarquias de Oleiros e Pampilhosa da Serra em resolver este problema de forma eficaz e segura foi reiterado durante a visita, demonstrando a determinação em encontrar uma solução que garanta a segurança e bem-estar de todos os cidadãos afetados por esta situação.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE