Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Secretário de Estado inaugura Unidade de Cuidados Continuados pronta desde 2011

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 03-09-2013

O secretário de Estado Adjunto do ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa, inaugurou hoje a Unidade de Continuados (UCCI) da Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós, que está pronta a funcionar desde maio de 2011.

PUBLICIDADE

“Encontrámos uma situação devastadora de défice de 100 milhões de euros não orçamentados no ano de 2011, de dívidas acumuladas para manter. (…) As aberturas são consentâneas com as nossas condições financeiras”, explicou o governante, no final da cerimónia.

A nova UCCI de Porto de Mós destina-se à tipologia de cuidados de longa duração e tem capacidade para 25 utentes, aumentando a oferta da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados para 1.691 camas.

PUBLICIDADE

publicidade

Fernando Leal da Costa reafirmou a promessa do Governo de garantir mais 800 novas camas até ao final do ano, aproximando-se de um número total próximo das 6.500 em todo o país.

“Nós temos que garantir que há condições para manter sustentabilidade a longo prazo, (…) e estamos também a fazer reavaliação de distribuição das camas de forma a fazer o planeamento mais eficaz para a sua localização”, adiantou.

PUBLICIDADE

O secretário de Estado assinalou ainda que o Governo foi confrontado com uma insuficiente distribuição territorial das camas – com forte distribuição na zona Norte em detrimento por exemplo, da Região de Lisboa e Vale do Tejo –, (…) bem como uma marcada falta de camas nos grandes centros urbanos”.

Hoje, do programa do governante, constavam inaugurações nos distritos de Leiria e de Coimbra.

De manhã visitou ainda as instalações da Unidade de Saúde Familiar (USF) Cidade do Lis, que abriu portas na segunda-feira, a funcionar nas instalações do Centro de Saúde Gorjão Henriques e integrada no ACES Pinhal Litoral.

Segundo dados da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), esta USF passa a garantir cuidados de saúde de forma personalizada a 11.200 utentes, dos quais 1.300 passam a ter médico de família atribuído.

A USF Cidade do Lis conta com uma equipa de seis médicos, seis enfermeiros e quatro administrativos para prestar cuidados de saúde à população das freguesias de Leiria, Pousos, Barreira, Cortes e Colmeias.

Em Coimbra, à tarde, a agenda do secretário de Estado prevê a inauguração da Extensão de Saúde de Ceira e da USF Topázio, que está a funcionar há cerca de dois meses e reúne uma equipa de cinco médicos, cinco enfermeiros e quatro administrativos, que garantem resposta assistencial a 8.750 utentes, dos quais 1.742 passaram a ter médico de família atribuído.

O total de USF ativas na área de influência da ARSC é de 40.

Ainda em Coimbra, Fernando Leal da Costa preside à assinatura de um protocolo de cooperação entre a ARSC e a Junta de Freguesia de Souselas, que estipula a cedência pela autarquia de novas instalações para o funcionamento da Extensão de Saúde de Souselas.

A ARSC fica responsável pelas obras de adaptação, no valor de 50 mil euros, para um espaço que irá acolher o novo polo de USF de Eiras, dependente da ACES do Baixo Mondego, disse hoje à agência Lusa fonte da ARSC.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com