Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Secretário de Estado de Mangualde afirma que eventual ligação Coimbra-Viseu não terá financiamento europeu

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 13-02-2014

O secretário de Estado Sérgio Monteiro disse hoje que nova ligação rodoviária entre Coimbra e Viseu “não pode ser financiada por fundos comunitários”.

PUBLICIDADE

A futura ligação, ligando Coimbra e Viseu, deverá ser concretizada “com financiamento exclusivamente privado”, disse, em Coimbra, o secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações.

Trata-se de “uma restrição imposta por Bruxelas”, uma vez que Portugal “tem uma capacidade acima da média” europeia no domínio rodoviário.

PUBLICIDADE

publicidade

Sérgio Monteiro falava aos jornalistas, no final da primeira sessão pública destinada a debater o relatório do Grupo de Trabalho para as Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado (IAVE), coordenado por José Eduardo Carvalho.

Por outro lado, o Governo não tomou ainda “nenhuma decisão sobre nenhum” dos 30 investimentos que o grupo de trabalho classificou como prioritários, nem quanto à retoma das obras do metro do Mondego, que integra, em 15.º lugar, uma lista de prioridades na área ferroviária.

PUBLICIDADE

“Há sempre uma especificidade em cada projeto”, disse Sérgio Monteiro, explicando que “o facto de haver projetos que não estão nos 30 prioritários não quer dizer que eles não avancem”.

O presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes (PS), defendeu no debate que o grupo de trabalho deveria reavaliar o projeto do metro Mondego, tendo em conta a sua “sustentabilidade operacional” e as perspetivas de intermodalidade, articulando o futuro transporte sobre carris com outras ofertas nesta área existentes na zona de Coimbra, públicas ou privadas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com