Coimbra

Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade na apresentação do Livro “Maus-Tratos a Pessoas Idosas”

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 18-03-2019

A editora PACTOR apresenta o livro “Maus-Tratos a Pessoas Idosas” coordenado pelo psicólogo Mauro Paulino e pela socióloga Dália Costa, reconhecidos especialistas em temas como a violência e outros problemas na sociedade.

PUBLICIDADE

A sessão de lançamento realiza-se no dia 19 de março, pelas 18:30, no Auditório da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, com a apresentação e discussão a cargo do Procurador da República Jubilado, Rui do Carmo e da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 1 em cada 25 pessoas é ou poderá ser alvo de violência na sua velhice. Em Portugal, não há um conhecimento exato da prevalência dos maus-tratos sobre idosos, mas trata-se de um fenómeno que aumentou mais de 30% nos últimos anos sendo necessário sensibilizar e apelar ao melhor pensar para um melhor fazer.

Violação grave dos direitos humanos, os maus tratos a pessoas de terceira idade traduzem-se em várias tipologias: violência física, sexual, psicológica e emocional, financeira e exploração material, e negligência e abandono.

PUBLICIDADE

Um tema que ainda é tabu na sociedade mas que instituições como a APAV têm feito um trabalho contínuo de sensibilização.

O livro “Maus-Tratos a Pessoas Idosas” é uma chamada de atenção para esta realidade reconhecida à escala global como um grave problema de saúde pública e de direitos humanos.

Com o contributo de 31 especialistas de diferentes áreas, a obra reúne um conjunto articulado de capítulos que abordam este fenómeno nas mais diversas áreas científicas, desde uma visão demográfica à psicologia, passando pelo direito, serviço social, enfermagem e sociologia.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE