Coimbra

Secretária de Estado dos Recursos Humanos e dos Antigos Combatentes é professora da Universidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 21-10-2019

 O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, vai passar a ter dois secretários de Estado, Jorge Seguro Sanches, Adjunto e da Defesa Nacional, e Catarina Sarmento e Castro, com os Recursos Humanos e Antigos Combatentes, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

No Governo cessante, o ministro tinha apenas uma secretária de Estado, da Defesa Nacional, ocupada por Ana Santos Pinto, que entrou no Governo na remodelação de 2018, após a demissão do ministro José Azeredo Lopes.

PUBLICIDADE

Segundo a composição do Governo, hoje anunciada, João Gomes Cravinho passa a ter duas secretarias de Estado, ocupadas por um homem, Jorge Seguro Sanches, Adjunto e da Defesa, e uma mulher, Catarina Sarmento e Castro, Recursos Humanos e Antigos Combatentes.

A nova secretária de Estado dos Recursos Humanos e dos Antigos Combatentes é Catarina Sarmento e Castro, ex-juíza do Tribunal Constitucional (2010-2019) e é professora na Faculdade de Direito de Coimbra desde 1994.

PUBLICIDADE

publicidade

Catarina Sarmento e Castro, filha do deputado do PS Osvaldo de Castro (1946-2013), foi eleita juíza do TC à segunda tentativa, no parlamento, em 2010, por proposta do grupo parlamentar socialista.

Antes de chegar ao Palácio Ratton, foi assessora do Ministério da Administração Interna entre 1995 e 1997, integrou a Comissão Nacional de Proteção de Dados, foi assessora do gabinete do presidente do Tribunal Constitucional e assessora da Secretaria de Estado da Modernização Administrativa, sempre em governos do PS.

Tem vários livros públicos, entre eles “Direito da Informática, Privacidade e Dados Pessoais” (2005) e “A Questão das Polícias Municipais” (2003).

Desde 2002, quando PSD e o CDS estiveram no Governo, que não existia uma secretaria de Estado dos Antigos Combatentes.

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, apresentou hoje ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, uma equipa de 50 secretários de Estado para o XXII Governo Constitucional, entre eles 18 mulheres.

No total, incluindo o primeiro-ministro, o XXII Governo Constitucional terá 70 elementos, somando ministros e secretários de Estado, dos quais 26 mulheres e 44 homens. O peso das mulheres no conjunto do novo Governo será de 37,1%.

O executivo cessante de António Costa, o XXI Governo Constitucional, tem 17 ministros (passa agora para 19), 43 secretários de Estado, 17 dos quais mulheres. No total, entre primeiro-ministro, ministros e secretários de Estado, a atual equipa cessante tem 61 governantes.

Na sua primeira composição, que tomou posse em 26 de novembro, o executivo tinha 17 ministros e 41 secretários de Estado, num total de 59 governantes (contando com o chefe do Governo).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE