Universidade

Secção de Jornalismo da AAC lança projeto de digitalização e divulgação do seu arquivo

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 14-02-2022

No dia 16 de fevereiro, a Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra (SJ/AAC) vai lançar nas redes sociais o projeto de divulgação do seu arquivo.

PUBLICIDADE

Esta iniciativa vai chamar-se “Este Jornal não me é estranho” e está englobada num plano maior que inclui a inventariação, registo e digitalização do seu acervo documental.

O descontentamento com a inexistência de cópias digitais de grande parte das publicações e documentos presentes na secção foi o que levou a atual direção a apresentar o projeto ao plenário desta estrutura após várias direções anteriores já terem expressado a mesma preocupação.

PUBLICIDADE

“No entanto, a mera digitalização do arquivo não é o único objetivo desta iniciativa. Cientes da importância e características particulares de vários elementos do seu acervo, o projeto Este Jornal não me é estranho vai estar presente nas redes sociais de forma a difundir o seu conteúdo e este não ser restrito aos associados da secção, mas antes para que possa ser acessível a qualquer pessoa que por ele tenha interesse”, informa a SJ/AAC.

Com quase 40 anos de existência, a SJ/AAC já teve no seu seio várias publicações, como A Cábula e a Gazeta Académica, que já não existem. E também o Jornal Universitário de Coimbra – A Cabra, acabado de chegar aos 31 anos de idade, e a Revista Via Latina, que, apesar de suspensa, conta já com 132 anos. Entre elas, já se discorreu sobre um pouco de tudo o que se passou na cidade de Coimbra, no país e até além-fronteiras nas últimas décadas. O sentimento de responsabilidade sobre a salvaguarda destes documentos foi também dos grandes impulsionadores desta iniciativa, que os seccionistas esperam atrair a atenção da comunidade académica e conimbricense.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE