Cidade

Sé Velha recebeu concerto do II Ciclo de Requiem de Coimbra 2014

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 20-04-2014

20140418_Coro_Coimbra-62

PUBLICIDADE

A Sé Velha de Coimbra foi, no final da tarde de sexta-feira, palco do último concerto do II Ciclo de Requiem, desta feita para a interpretação do “Requiem em Ré m, K.626, de W.A Mozart”.

O  Coro Sinfónico Inês de Castro (CSIC) – organizador do evento –, acompanhado pela Orquestra do  Norte, sob a batuta do maestro José Maria Moreno, sendo solistas Cristiana Oliveira, Ana Ferro, José Manuel Araújo e Luís Rodrigues, interpretou então a obra do distinto compositor austríaco,  perante um público atento, que encheu completamente a Sé Velha.

PUBLICIDADE

publicidade

O Requiem em Ré m, K.626 é uma missa fúnebre do compositor austríaco, datada de 1971. É  talvez uma das melhores e mais famosas obras de Mozart, que a não concluiu, devido à sua  morte, tendo sido um seu discípulo quem a finalizou.

“O concerto foi muito bom e ter a Sé Velha cheia é sempre muito motivador. Tive já  oportunidade de dar uma vista de olhos a alguns questionários de satisfação, que pedimos aos  presentes para preencher no final de cada espetáculo, e li em muitos deles que este foi o melhor concerto do Ciclo”, disse o diretor artístico do CSIC, Artur Pinho Maria. “Estes questionários de  satisfação vão agora ser analisados, de modo a podermos preparar um melhor III Ciclo de  Requiem”, adiantou.

PUBLICIDADE

Desde 29 de março até sexta-feira, dia 18, Coimbra teve a honra de acolher, mais uma vez, um  ciclo de cinco concertos dedicados aos que já partiram e que nesta época Pascal faz todo o  sentido relembrar. “Foram cinco concertos sobre o tema da Morte, mas quem os presenciou  pôde sentir a Paz, a Alegria e a Vida, transmitidas pela musicalidade única das vozes humanas”, referiu Artur Pinho Maria.

O Coro Sinfónico Inês de Castro afirma em informação enviada a  NDC que “lutou pelo que acredita, trabalhando, sem medos,  pela Música, pela Cultura, por Coimbra, sempre com o apoio de vários entidades e empresas, que acreditaram igualmente no sucesso e qualidade do projeto”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE