Saúde

Se sofre com regularidade de azia no estômago afaste-se destes alimentos

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 05-04-2023

Todos os organismos são diferentes, nem todos reagimos da mesma forma a certos alimentos. Alguns apresentam maior probabilidade de provocar azia.

PUBLICIDADE

A azia é uma sensação de desconforto que, segundo a CUF se forma quando “os alimentos passam da boca para o estômago através do esófago. Em condições normais, a ligação entre o esófago e o estômago (esfíncter) não permite que os alimentos e as secreções do estômago refluam.” Caso o mecanismo não funcione, “o ácido do estômago reflui, alcançando as paredes do esófago, irritando-as e causando azia. Este é um sintoma de uma perturbação digestiva e não uma doença em si mesma – refluxo gastroesofágico, condição na qual o conteúdo ácido do estômago reflui para o esófago lesando as suas paredes”, explica.

Por isso, fique a conhecer alguns alimentos que provocam azia. Teste cada um destes nove alimentos e descubra se algum deles é responsável pelas suas crises.

PUBLICIDADE

Álcool: Vinho tinto ou cerveja.

Alimentos condimentados: Comida com pimenta preta, alho ou cebola crua.

Hortelã e chocolate:
facilitam a subida do ácido.

Citrinos:
limão e laranja – são frutas muito ácidas.

Café:
chá, refrigerantes e outros bebidas com cafeína.

Tomate:
por possuir elevado teor de ácido.

Alimentos ricos em gordura:
queijo, fritos, abacate, pois atrasam o esvaziamento do estômago.

Bebidas com gás:
“distendem o estômago, promovendo o refluxo”, explica a CUF.

PUBLICIDADE

publicidade

 

Saiba que também há formas de prevenir a azia depois de uma refeição. Por isso, evite comer demais. Ao longo do dia faça 5 a 6 refeições mais leves por dia, em vez de comer em maior quantidade e menos vezes por dia.

Também é de evitar comer nas 2 horas antes de se ir deitar. Deitar-se logo a seguir à refeição dificulta a digestão e tente perder peso, caso o tenha em excesso.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE