Primeira Página

Se gosta de cabrito, há 19 (boas) razões para ir à Lousã nos próximos fins de semana

António Alves | 2 semanas atrás em 22-04-2024

O cabrito assado no forno é um dos pratos típicos da Lousã. Apesar de constar na ementa dos restaurantes do concelho durante todo o ano, o município decidiu criar um evento ligado a este produto endógeno e que permite aos visitantes da região nos próximos fins de semana prolongados saborear as várias receitas deste prato em 19 restaurantes do concelho.

PUBLICIDADE

Os Fins de Semana Gastronómicos do Cabrito na Lousã decorrem entre os dias 25 e 28 de abril e de 1 a 5 de maio. Fruto do sucesso das edições anteriores, a edição 2024 conta com 19 restaurantes aderentes. “Um número recorde”, frisou o presidente da câmara Luís Antunes.

Em declarações ao Notícias de Coimbra, o autarca afirmou que os visitantes podem esperar uma grande oferta gastronómica aliada a um conjunto de atividades que permitem desfrutar das qualidades naturais do concelho.

PUBLICIDADE

A forma como estes animais são criados permitem que o cabrito servido à mesa dos restaurantes da Lousã tenha um sabor que não encontra noutro ponto do país.

Carregue na galeria sobre a apresentação dos Fins de Semana Gastronómicos do Cabrito

PUBLICIDADE

publicidade

Na apresentação do festival, que decorreu esta segunda-feira 22 de abril no Octant Hotels, o presidente da câmara salientou a importância da realização deste tipo de festivais para a economia local. Daí que tenha aumentado o número de espaços de restauração aderentes ao festival.

A lista é a seguinte: O Burgo; Restaurante Casa Velha; Restaurante Ti Lena; Restaurante À Terra – Octant Hotel; Restaurante Sabores D’Aldeia; Restaurante Villa Lausana – Restaurante Lounge Bar; Churrasqueira Borges; Restaurante Tradição.Come; Cervejaria Universal; Churrasqueira Galinhamiga; Restaurante Alto do Padrão; Manjar da Villa; Churrasqueira Manuel da Póvoa; Taberna/Restaurante do Talasnal; Churrasqueira O Tó dos Frangos; Churrasqueira São Paulo – Casa dos Frangos; O Bairro – Resto Bar; Restaurante Avó e Adega da Villa.

Cabrito no alguidar, cabrito assado em forno de lenha; ensopado de cabrito com batata cozida e legumes salteados; cabrito assado em forno de lenha com castanhas, batata e verdura; cabrito à Talasnal; cabrito grelhado e cabrito no forno com castanhas, molho de mel DOP Serra da Lousã e laranja são alguns dos pratos que podem ser degustados nestes dois fins de semana.

Se estes pratos o deixaram com água na boca e pretender visitar a Lousã num dos dois períodos, o melhor é mesmo fazer reserva prévia num dos restaurantes aderentes. A lista e respetivos contactos estão disponíveis na página da internet do município da Lousã.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Luís Antunes

Em paralelo com os Fins de Semana Gastronómicos do Cabrito, a autarquia lousanense preparou um conjunto de atividades ligadas a estas duas datas históricas. Desta forma, os visitantes não devem estranhar o facto de alguém se levantar no restaurante a declamar poemas ligados ao 25 de Abril.

A leitura estará a cargo de elementos do Grupo de Teatro Barraca Preta, mas os comensais presentes nos restaurantes também serão convidados a fazer o mesmo com poemas que estarão escritos em postais que darão a conhecer imagens alusivas ao 1º de Maio no concelho.

Do programa, há a salientar a 25 de Abril a atuação de bandas locais na Praça Sá Carneiro sobre o tema “Cantar Abril”. No sábado, 27 de abril, as escadas dos Paços do Concelho acolhem às 21:00 o concerto comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril pelo Coro Lausus e convidados.

A recriação do 1.º de Maio de 1974 com uma arruada pelas bandas filarmónicas do concelho no Dia do Trabalhador e a Solene Procissão da Senhora da Piedade no domingo, 5 de maio, são outras das propostas de animação associadas a este evento gastronómico.

Caso goste de cabrito e não consiga ir à Lousã neste período, deixamos aqui uma receita de Perna de Cabrito com Castanhas.

Os ingredientes são os seguintes: uma perna de cabrito com cerca de 1,5 quilos; uma colher de sopa de massa pimentada; 4 colheres de alho; 2,5 dl de vinho branco; 800 g de batatinhas; 400 g de castanhas; 1 cebola e sal, pimenta e alecrim qb.

Para confecionar este prato, tem de limpar a perna de cabrito de peles e gorduras. Tempere-as com sal, pimenta, massa de pimentão, alhos esmagados, um ramo de alecrim e regue-a com vinho.

Deve deixar a perna de cabrito a marinar durante 10 minutos. Descasque as batatinhas e golpeie as castanhas. Reserve-as.

Disponha, num tabuleiro, a cebola às rodelas e sobreponha-lhe a perna de cabrito. Leve-a ao forno a 180 graus por 40 minutos. Regue a perna ocasionalmente com líquido da marinada.

A 20 minutos do final da confeção, ladeie a carne com batatinhas. À parte, noutro tabuleiro, asse as castanhas com sal. Retire a carne do forno.

Triture o molho do assado com 2 dl de águae leve ao lume a ferver. Sirva a carne com as batatinhas e as castanhas assadas, regadas com o molho do assado e decorada com alecrim. Bom apetite!

Veja o Direto Notícias de Coimbra com a apresentação dos Fins de Semana Gastronómicos do Cabrito na Lousã

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE