O verão é o melhor momento para nos refrescarmos ao longos dos dias de calor. Mas não deixa de ser importante termos algumas preocupações.
“Mesmo que inconscientes, há certos hábitos que temos durante o verão que podem ter consequências negativas na nossa saúde oral. É essencial estarmos atentos e tentar evitá-los para que as férias sejam um momento de descanso, e não de desconforto e de potenciais complicações”, explica Luís Carvalho, médico dentista da Malo Clinic Coimbra num comunicado.
Assim, para que nada afete a sua saúde oral, o especialista revela alguns comportamentos que devem ser evitados:
PUBLICIDADE
1- Refrigerantes: A maioria dos refrigerantes causa, comprovadamente, erosão do esmalte dentário devido à sua elevada acidez. Estas bebidas devem, por isso, ser consumidas com moderação e assim evitará a sensibilidade dentária e até o aparecimento de cáries.
2- Garrafas e dentes: Quantos já não abriram e abrem as garrafas com os dentes? Contudo, saiba que é extremamente perigoso. Pode fraturar a dentição e danificar outros tecidos, com consequências a longo prazo que podem até implicar a extração do próprio dente. Por isso, no verão e em qualquer altura, é melhor optar por abrir as garrafas com os utensílios próprios, evitando problemas dentários desnecessários.
3- Lábios: A exposição solar, a água e o vento aumentam de forma considerável o risco de desidratação o que provoca uma diminuição da secreção salivar, que é essencial para a manutenção dos tecidos moles intra-orais e para a proteção dos dentes contra as cáries. Por isso, deve ser ingerida bastante água para manter os níveis de hidratação, e os lábios devem ser protegidos do sol e do vento. Utilizar um protetor labial é essencial para evitar uns lábios secos e gretados e para prevenir o cancro labial, lê-se num artigo do Notícias ao Minuto.
PUBLICIDADE