Vamos

Scolari e Carlos Reis apresenta A Bola ao Rimo de Fado e Samba

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 11-09-2013
O livro “A Bola ao Ritmo de Fado e Samba”, coordenado por Victor Andrade de Melo e Francisco Pinheiro, é apresentado dia12 de setembro, quinta-feira, pelas 18h30, no Museu Nacional do Desporto, no Palácio Foz, em Lisboa. Com entrada livre, a apresentação está a cargo de Carlos Reis, Professor Catedrático da UC e de Luiz Felipe Scolari, selecionador nacional de futebol do Brasil.
Em 2013 comemora-se o Centenário das Relações Luso-brasileiras no Futebol. Foi precisamente há 100 anos, entre junho e agosto de 1913, que uma equipa de jogadores portugueses rumou de barco ao Brasil para uma digressão futebolística pelo Rio de Janeiro e São Paulo. As duas nações ficaram unidas para sempre pelo Futebol, um dos fenómenos mais relevantes da história contemporânea portuguesa e brasileira.
A obra conta com 22 capítulos, envolvendo um total de 25 autores (12 portugueses e 13 brasileiros), especialistas reconhecidos nos seus respetivos países. Encontramos o Futebol cruzado com as dimensões da história, das mulheres, do fascismo, do herói (nas figuras de Eusébio, Pelé, Otto Glória, Scolari, por exemplo), do clubismo (Benfica, Santos, Vasco da Gama, Académica de Coimbra), do cinema, da violência, do futebolista-emigrante ou da própria linguagem futebolística e jornalística. Um documento, em 22 partes, que conta 100 anos de história do futebol luso-brasileiro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE