Coimbra

Saúde: Taveiro em vias de acolher Unidade de Saúde Familiar

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 13-05-2020

 

PUBLICIDADE

A existência de um parecer técnico favorável à instalação de uma Unidade de Saúde Familiar (USF) em Taveiro acaba de ser divulgada pela Secção taveirense do PS com base em informação proveniente da ARS/Centro.

PUBLICIDADE

A actual Extensão de Saúde de Taveiro (UCSP), vocacionada para a população da União de Freguesias de Taveiro, Ameal e Arzila e de parte da do território da UF de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, encontra-se temporariamente encerrada devido à necessidade de concentrar meios humanos em S. Martinho por causa da covid-19.

Em resposta a uma interpelação da referida estrutura partidária, o vice-presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, João Rodrigues, remeteu para a existência de parecer técnico favorável à criação de uma USF em Taveiro para substituição da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados com o nome de Manuel Cunha.

PUBLICIDADE

Com a esperada criação da USF de Manuel Cunha, ela irá coexistir com a Unidade de Saúde Familiar Mondego, adjacente ao Centro de Saúde de S. Martinho do Bispo, instituída, há anos, para dar resposta a milhares de utentes.

Como noticiou NdC, na semana passada, a Câmara Municipal de Coimbra tomou posse, recentemente, do edifício conhecido em Taveiro por “Casa da criança”, ao abrigo do disposto num diploma que concretiza o quadro de transferência de competências para órgãos municipais no domínio da gestão do património imobiliário público sem utilização.

O imóvel, onde funcionou um antigo equipamento do Ministério da Educação, estará apto, beneficiando de obras, a acolher uma Unidade de Saúde Familiar.

Acresce que as actuais instalações da Extensão de Taveiro, já de si muito degradadas, estão completamente insalubres. Perante esse facto, e dada a imprevisibilidade da evolução da pandemia e o receio inerente ao começo do Outono, os profissionais esperam ter possibilidade de regressar apenas para as novas instalações na “Casa da criança”, de forma a que as condições de trabalho e segurança estejam mais asseguradas, tanto para utentes como para o pessoal da saúde.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE