Coimbra

Saúde: quando a necessidade aguça o engenho…

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 07-05-2020

 

PUBLICIDADE

O Centro de Saúde de S. Martinho do Bispo adaptou-se, em Março, à necessidade de dar resposta às exigências decorrentes da pandemia da covid-19, tal como outros, e pôs em coabitação duas áreas de funcionamento.

PUBLICIDADE

A entrada principal foi vocacionada para acolhimento das pessoas portadoras de sintomas de infecção pelo novo coronavírus, procedendo-se noutro espaço (adjacente ao primeiro) a atendimento dos demais pacientes.

Por outro lado, a Extensão de Saúde que funcionava em Taveiro, vocacionada para a população da União de Freguesias de Taveiro, Ameal e Arzila e de parte da do território da UF de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, encontra-se temporariamente encerrada.

PUBLICIDADE

publicidade

A medida mereceu o aval dos presidentes de ambas as UF’s, respectivamente Jorge Mendes e Jorge Veloso, cujos desejos consistem em ver reabrir a Extensão de Saúde nas instalações de um antigo equipamento do Ministério da Educação (situadas perto da Escola Básica de segundo e terceiro ciclos de Taveiro).

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) tomou posse, há mês e meio, do edifício conhecido por “Casa da criança”, ao abrigo do disposto num diploma que concretiza o quadro de transferência de competências para órgãos municipais no domínio da gestão do património imobiliário público sem utilização.

Os autarcas esperam, agora, que a ARS/Centro e a CMC se articulem no sentido da implantação da sobredita Extensão de Saúde na antiga “Casa da criança”.

Para embelezamento do espaço do Centro de Saúde de S. Martinho contíguo ao vocacionado para casos da covid-19, o médico Eduardo Francisco pediu ao artista Josef Lee autorização de reprodução de um painel da sua autoria concebido em homenagem aos profissionais da saúde.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE