Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

“Saúde Oral para Todos” em Centro de Saúde de Coimbra

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 27-12-2019

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) acaba de alargar a resposta em Saúde Oral com a entrada em funcionamento da consulta de medicina dentária no Centro de Saúde de Santa Clara.

PUBLICIDADE

Destinado à população do concelho de Coimbra, o novo consultório dentário surge no âmbito do Programa “Saúde Oral para Todos”, criado pelo Ministério da Saúde, que visa a implementação de consultas de Saúde Oral nos cuidados de saúde primários (CSP).

A nova consulta em funcionamento no Centro de Saúde de Sta. Clara recebe utentes de todas as unidades de saúde de Coimbra referenciados pelo médico de família, sendo prioritários os doentes portadores de diabetes, neoplasias, patologia cardíaca ou respiratória crónica, insuficiência renal em hemodiálise ou diálise peritoneal e os transplantados. A médica dentista Diana Moreira e a auxiliar de ação médica Rute Azevedo constituem a equipa da nova consulta de medicina dentária.

PUBLICIDADE

publicidade

A ARSC tem já consultas de Saúde Oral em Carregal do Sal, Castelo Branco, Ovar, Sta. Comba Dão, Viseu e Vouzela, prevendo-se, no primeiro trimestre de 2020, a entrada em funcionamento de mais três novos gabinetes. Recorde-se, a propósito, que a ARSC celebrou acordos com mais 17 municípios para a criação destas consultas, de forma a melhorar a capacidade de resposta nos CSP.

A criação das consultas de medicina dentária a nível dos cuidados de saúde primários arrancou em 2016, de forma faseada, através do desenvolvimento de experiências-piloto que foram sendo alargadas a todas as regiões do país com bons resultados.

PUBLICIDADE

Assim, a estratégia para a saúde oral no SNS a 2020 tem-se orientado para o aumento e melhoria da sua cobertura ao nível dos cuidados de saúde primários, de forma universal e com equidade, para o reforço da literacia, considerando que o conhecimento das populações, especialmente dos mais jovens, e a adequação de comportamentos, nomeadamente preventivos, são componentes decisivas na melhoria sustentada da saúde oral e para o desenvolvimento de ações intersectoriais que envolvam as autarquias, alinhadas com os Planos Locais de Saúde.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com