Saúde do Centro investe na teleconsulta de Dermatologia

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 31-05-2017

O incremento da teleconsulta na área da dermatologia, como forma de diminuir as listas de espera para esta consulta nos hospitais, é uma prioridade para a ARSC, pioneira em projetos ligados à Tele Saúde.

PUBLICIDADE

dermatologia

No decurso de uma reunião realizada hoje em Coimbra, com responsáveis das áreas dos cuidados de saúde primários e hospitalares, o presidente da ARSC lançou o repto: “Temos de avançar o mais rapidamente possível com a teledermatologia, temos capacidade tecnológica para isso, temos alguns bons exemplos já no terreno, é preciso replicar estas boas práticas”, frisou José Tereso, aludindo a que 70% dos pedidos de consultas de dermatologia poderiam ser resolvidos pela via da tele consulta, meio igualmente eficaz na área do rastreio dermatológico.

PUBLICIDADE

Exemplo da rápida assistência dermatológica ao doente/utente via teleconsulta, o caso da Unidade Local de Saúde da Guarda, em que os tempos de espera são mais dilatados para a consulta de dermatologia e de apenas 4 dias para a teledermatologia.

“A tele consulta é um meio fulcral na saúde e qualquer unidade pode, hoje em dia, iniciar este tipo de consulta. A ARSC disponibiliza-se a apoiar a nível de equipamentos necessários para que a teledermatologia seja uma realidade a curto prazo em toda a região Centro”, referiu José Tereso no decurso da reunião de trabalho.

PUBLICIDADE

publicidade

A teledermatologia representa o envio de informação médica dermatológica entre dois ou mais pontos separados fisicamente, utilizando tecnologia de telecomunicação e informática, visando a promoção da saúde e educação de doentes, médicos e outros profissionais de saúde.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE