Saúde do Centro investe na teleconsulta de Dermatologia

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 31-05-2017

O incremento da teleconsulta na área da dermatologia, como forma de diminuir as listas de espera para esta consulta nos hospitais, é uma prioridade para a ARSC, pioneira em projetos ligados à Tele Saúde.

dermatologia

No decurso de uma reunião realizada hoje em Coimbra, com responsáveis das áreas dos cuidados de saúde primários e hospitalares, o presidente da ARSC lançou o repto: “Temos de avançar o mais rapidamente possível com a teledermatologia, temos capacidade tecnológica para isso, temos alguns bons exemplos já no terreno, é preciso replicar estas boas práticas”, frisou José Tereso, aludindo a que 70% dos pedidos de consultas de dermatologia poderiam ser resolvidos pela via da tele consulta, meio igualmente eficaz na área do rastreio dermatológico.

PUBLICIDADE

publicidade

Exemplo da rápida assistência dermatológica ao doente/utente via teleconsulta, o caso da Unidade Local de Saúde da Guarda, em que os tempos de espera são mais dilatados para a consulta de dermatologia e de apenas 4 dias para a teledermatologia.

“A tele consulta é um meio fulcral na saúde e qualquer unidade pode, hoje em dia, iniciar este tipo de consulta. A ARSC disponibiliza-se a apoiar a nível de equipamentos necessários para que a teledermatologia seja uma realidade a curto prazo em toda a região Centro”, referiu José Tereso no decurso da reunião de trabalho.

A teledermatologia representa o envio de informação médica dermatológica entre dois ou mais pontos separados fisicamente, utilizando tecnologia de telecomunicação e informática, visando a promoção da saúde e educação de doentes, médicos e outros profissionais de saúde.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE