Coimbra

Saúde do Centro inicia rastreio visual infantil

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 07-12-2018

 

PUBLICIDADE

A Administração Regional de Saúde do Centro anunciou hoje que vai iniciar na segunda-feira, em fase-piloto, o Rastreio Saúde Visual Infantil nos Agrupamentos de Centros de Saúde Dão Lafões e Pinhal Interior Norte, dirigido a crianças com dois anos.

Imagem figurativa

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) diz que o rastreio “vai abranger cerca de 2.600 crianças e tem como finalidade diminuir a prevalência da ambliopia, intervindo nas suas causas em idades precoces, o que representa importantes ganhos individuais e sociais”.

PUBLICIDADE

publicidade

“O exame do rastreio será realizado por profissionais das unidades dos agrupamentos de centros de saúde, sendo a respetiva leitura da competência do Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)”, diz a nota de imprensa.

As “alterações detetadas serão encaminhadas para a consulta de oftalmologia no Centro Hospitalar Tondela-Viseu, no caso dos Agrupamentos de Centros de Saúde Dão Lafões, e do CHUC, relativamente ao Agrupamentos de Centros de Saúde Pinhal Interior Norte.

PUBLICIDADE

“No primeiro trimestre de 2019 está previsto o alargamento aos ACeS Baixo Mondego, Baixo Vouga e Pinhal Litoral, e a cobertura integral da região Centro ocorrerá no segundo trimestre de 2019”, lê-se na nota.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE