Coimbra

Saúde: Desígnio de capitalidade de Coimbra lembrado pelo PS/Olivais

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 13-07-2020

A reedição “do desígnio” de Coimbra como “Capital da saúde” é preconizada num comunicado, divulgado hoje, da autoria da Secção de Santo António dos Olivais do PS.

PUBLICIDADE

A nota de Imprensa tem por base uma moção aprovada num plenário de militantes socialistas daquela estrutura partidária.

PUBLICIDADE

Segundo António Simões, secretário-coordenador do PS/Olivais, o documento resultou de “um desafio” por ele lançado a “um conjunto de médicos de reconhecido mérito e de uma auscultação séria das instituições locais de saúde”.

Deste processo, alega o dirigente partidário, resulta “a certeza que os problemas da saúde em Coimbra vão muito além do Hospital Geral (Covões) e que a reflexão a fazer consiste em reflexão estratégica e a longo prazo”.

PUBLICIDADE

publicidade

Antes da discussão da moção, António Simões propôs um voto de louvor à ministra Marta Temido e ao “seu colectivo”, graças ao “trabalho que têm desenvolvido por Portugal, neste momento difícil”.

Neste contexto, o líder do PS/Olivais deixou uma “palavra de confiança sobre a atenção que a governante dará, a seu tempo, às questões da saúde em Coimbra, mostrando que este tempo pandémico torna determinadas questões não prioritárias”.

A moção reclama um “plano funcional para os serviços do Hospital Geral e, no mais curto prazo, a apresentação de uma carta de linhas gerais dessa reorganização”.

Interceder junto da ministra da Saúde no sentido de esta definir, “com a máxima brevidade, a localização para a construção de uma nova maternidade em Coimbra com serviço perinatal altamente diferenciado” é outra das medidas aprovadas.

“Cooperação com a ARS/Centro” na requalificação das Urgências do polo do CHUC situado nos antigos, “projectada há quatro anos e com financiamento europeu aprovado”, é outro aspecto que avulta no documento.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE