Coimbra

SASUC oferecem Buffet de Leguminosas e Saladas

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 16-05-2016

 

PUBLICIDADE

Até 15 de junho, os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) e o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC) promovem na Sala B, ao almoço, um Buffet de Leguminosas.

feijões

PUBLICIDADE

À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, depois dos Encontros de Cozinhas do Mundo, a Sala B (Complexo das Cantinas Centrais) recebe o Buffet de Saladas, este ano complementado com Leguminosas.

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) decretou o ano de 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas. De forma a assinalar a data que pretende valorizar um grupo de alimentos utilizados há muito na alimentação humana, os SASUC em parceria com o JBUC oferecem à comunidade universitária um Buffet de Leguminosas e Saladas.

PUBLICIDADE

publicidade

O papel das leguminosas é essencial na rotação de colheitas, necessitando de menos fertilizantes, sendo economicamente mais sustentáveis. Face ao seu grande valor nutritivo e à sua forte presença nas ementas diárias nas cantinas dos SASUC – só em 2015 foram consumidas nas cantinas universitárias mais de quatro toneladas e meia de cinco tipos de feijão – a parceria entre os SASUC e o JBUC foi óbvia.

A ementa destaca diariamente uma leguminosa, apresentando-a confecionada de variadíssimas formas, sendo a sua sequência rotativa nas semanas do Buffet.

Joga-se a feijões, com sopa de feijão, feijoada ou pastel de feijão. Grão a grão experimenta-se sopa de grão, meia desfeita ou esmagada. Enchem-se os pratos de lentilhas, com lentilhas guisadas ou mousse de lentilhas com abacate.

Contam-se ervilhas, com ervilhas e ovos escalfados, tarte e bolo de ervilha. Prova-se o célebre “prato favorito”: favas com chouriço ou ainda queijada de favas. E há ainda espaço para a iguaria da região, o chícharo, com destaque para a chícharada popular ou o pudim de chícharo, fruto de colaboração com a Confraria do Chícharo.

 

O Buffet das Leguminosas e Saladas está disponível, entre as 12h e as 15h, de segunda a sexta-feira.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE