Coimbra

SASUC comemoram 50 anos a servir 1 milhão de refeições por ano

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 25-05-2016

Uma conferência sobre a Ação Social Escolar  (8 de julho), o jantar / tertúlia em A eterna busca da felicidade (27 de outubro), uma homenagem a Luzio Vaz, com a colocação de um busto nos jardins da AAC (5 de novembro) e um concerto inclusivo (com especial atenção para cegos e surdos)com os Gift no TAGV (7 de novembro) são alguns dos momentos que assinalam os 50 anos dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC).

PUBLICIDADE

IMG_8267

O programa comemorativo do 50º aniversário dos SASUC, que conta com 16 eventos,  foi apresentado neste dia 25 de maio, na Pizaria Monumentais, no Complexo de Cantinas Centrais.

PUBLICIDADE

A sessão informativa contou com as presenças do Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, o Vice-Reitor para a Ação Social, Luís Filipe Menezes, a Administradora dos SASUC, Regina Dias Bento, e o presidente da Direção-Geral da AAC, José Dias.

“Os sociais” como ainda hoje são chamados os SASUC foram criados em 7 de novembro de 1966. Têm um orçamento de 11 milhões de euros. Metade da receita vem da venda das refeições e a outra metade do Estado. As suas 17 cantinas servem 926 000 refeições por ano. (a administradora Regina Bento quer chegar ao milhão). A cantina com mais fregueses é a do Pólo II. As 14 residências possuem 1325 camas. Realizaram 7150 consultas médicas. Atribuíram  4171 bolsas.

PUBLICIDADE

publicidade

A residência António José de Almeida, o Centro Cultural Dom Dinis (um must quando era o verdadeiro DD), a inauguração de novas cantinas (já todas aderiram “à moda” dos pratos vegetarianos) os serviços médicos e lavandaria são algumas das boas referências que ficam para a história destes primeiros 50 anos dos SASUC.

regina e joão

A Universidade de Coimbra orgulha-se de ter os melhores e maiores serviços sociais das universidades portuguesas, garante o Reitor, que come todos os dias nas cantinas. José Dias confirma. Luís Filipe Menezes concorda. Se não são s melhor do mundo, andam lá perto. Os alunos gostam, corrobora Regina Bento.

João Gabriel Silva recordou que a UC está a transformar a Cantina Amarela, quer comprar a residência da Alegria (só espera pelo OK do Tribunal de Contas/ Finanças) e deseja construir uma residência na maternidade Daniel de Matos (o prédio é da UC, já tem quartos…), mas essa transformação ainda deve demorar, pois só acontecerá quando a velha maternidade for transferida para o edifício que será construído no CHUC.

Regina Bento garante que a maior parte dos eventos não tem custos por ai além e que uma boa parte é feita com a prata da casa.

Quanto ao concerto dos The Gift, ainda está a negociar o cachet, mas garante que tem um preço especial. Mais tarde, decidirá o preço dos ingressos para o espectáculo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE