Coimbra

“Sarro, borra ou pele de coelho” na Baixa de Coimbra

Notícias de Coimbra | 4 semanas atrás em 18-05-2024

A Baixa de Coimbra é neste sábado, 18 de maio, um jardim. A Festa da Flor e Planta está de regresso depois de um ano de interregno. Os pregões antigos não faltam!

PUBLICIDADE

O evento, que pretende celebrar a natureza e a biodiversidade, reúne flores, plantas e
tapetes floridos em vários espaços do coração da cidade, expositores com gastronomia e doçaria tradicional e vários momentos de animação a cargo de associações do concelho.

A iniciativa é, ainda, marcada por vários momentos de animação, com destaque para a
recriação de tradições da região de Coimbra, a cargo de coletividades locais, seja através de um desfile etnográfico, no qual não faltam os pregões de outrora usados na venda de rua, seja pela presença de expositores com gastronomia e doçaria tradicional, localizados na Praça do Comércio.

PUBLICIDADE

“Semente de nabo à cornada”; “Sarro ou borra ou pele de coelho”; Querem comprar molhadas”; “Água fresca para os romeiros”, foram alguns dos pregões que se fizeram ouvir na manhã deste sábado.

A Festa da Flor e da Planta decorre até às 18:30 , com o objetivo de sensibilizar a população para a importância das plantas e do seu impacto na conservação do meio ambiente, na melhoria da agricultura e na produção sustentável de alimentos.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

A Festa da Flor e da Planta privilegia, também, o envolvimento do universo associativo e da
comunidade local num projeto que pretende ser intergeracional, criativo, agregador e lúdico e que contribui para a diversificação da vida cultural da cidade.

O certame junta cerca de meia centena de expositores, entre viveiristas, floristas, associações de âmbito cultural, recreativo, social e folclórico e etnográfico. Estão, ainda, presentes expositores que desenvolvem atividades diversas no domínio do património verde.

A Festa da Flor e da Planta possui um cunho peculiar pela construção de vários tapetes floridos, num percurso que vai da Praça 8 de Maio e passa pelo Largo do Poço e pela Praça do Comércio até às Escadas do Gato.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE