Coimbra

“Sardinha e Companhia” na Baixa de Coimbra com surpresas doces e salgadas (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 28-06-2021

O evento “Sardinha e Companhia” foi hoje apresentado numa parceria entre a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) e a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP). A iniciativa tem como objetivo comemorar os santos populares na Baixa de Coimbra, com seis dias dedicados à sardinha, de 29 de junho a 4 de julho. A apresentação do projeto decorreu hoje no espaço CoolaBoola Colab, na Praça do Comércio.

PUBLICIDADE

São 56 os estabelecimentos da Baixa de Coimbra que aderiram à “Sardinha e Companhia”, que vão apresentar entre os dias 29 de junho e 4 de julho pratos de sardinha. Cada casa aderente apresenta o seu prato de sardinha, o que origina diversas especialidades, desde a tradicional sardinha assada na brasa até sardinhas doces para sobremesa confecionadas pela Pastelaria Moeda – Casa da Broa.

A organização pretende criar um percurso histórico pela Baixa, dinamizando o comércio local enquanto se prova diversas confeções de sardinha, algumas inventadas para o evento, como um prato de sardinha siciliano.

PUBLICIDADE

Assunção Ataíde, presidente da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, apelou para que os comerciantes abram as suas portas durante os eventos. “90% dos comerciantes da baixa de Coimbra não abrem a porta nos eventos”, situação que considera que prejudicial para que se consiga dinamizar a baixa.

Entre os fatores que levam a este comportamento dos comerciantes da Baixa, Assunção Ataíde, entende que a idade desses comerciantes, a não modernização dos espaços e a dificuldade em trabalhar com novas tecnologias podem estar na origem do problema.

PUBLICIDADE

publicidade

“É importante compreender o que um centro comercial tem que atrai pessoas e que a Baixa de Coimbra não tem. É que o centro comercial está aberto todo o ano, de manhã à noite. A Baixa é insegura a partir do momento em que os comerciantes fecham as portas”, afirma Assunção Ataíde.

José Madeira, presidente da delegação de Coimbra da AHRESP, explica que o evento “Sardinha e Companhia” conta com o patrocínio de empresas como Licor Beirão, Aviusinho e Hoturwine. Ainda a Casa da Broa e uma superfície comercial que oferecerem desconto aos associados da AHRESP nos dias do evento.

José Madeira acrescenta que durante o passado fim de semana, com os concertos de Andrea Bocelli, o alojamento na cidade de Coimbra aumentou e deu um ânimo aos negócios locais. Considera assim importante a realização de eventos na cidade para promover a economia. Deixa a sugestão que a Praça do Comércio possa acolher um palco para que todas as associações apresentem e divulguem os seus projetos e assim dinamizar o espaço depois das obras de requalificação.

“Sardinha e Companhia” pretende assim promover os restaurantes, cafés ou pastelarias aderentes, mas também toda a Baixa da cidade enquanto se comemora simbolicamente os santos populares.

Veja aqui o direto NDC da apresentação do evento

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE